O melhor pedaço da Maçã.

48 horas com um Windows Phone: a minha experiência com o Nokia Lumia 800

Nokia Lumia 800 com Windows Phone 7

Na última sexta-feira (23/3), fui convidado para participar do Nokia Developer Day, onde aconteceu a apresentação de novidades do Windows Phone para desenvolvedores. Como não poderia ser diferente, saí de lá com um Nokia Lumia 800 em minhas mãos.

Publicidade

Nokia Lumia 800 com Windows Phone 7

Fico impressionado como, mais uma vez, a Apple conseguiu influenciar uma indústria. Assim que você recebe o aparelho já percebe isso: uma embalagem lindíssima com uma abertura muito simples e que dá total foco no aparelho. Assim que a abrimos “damos de cara” com o aparelho, como já estamos acostumados nas embalagens recentes da Apple.

Nokia Lumia 800 com Windows Phone 7

Assistam a um vídeo de unboxing:

Publicidade

YouTube video

A primeira coisa que me chamou a atenção foi a construção do aparelho, a qual realmente ficou fantástica. Pessoalmente fiquei muito feliz com isso, pois fui usuário de aparelhos da Nokia até a chegada do iPhone e é muito bem ver a fabricante finlandesa forte no mercado, de novo. 😉

Nokia Lumia 800 com Windows Phone 7

Além do excelente design, o Lumia vem equipado com uma linda tela AMOLED com vidro curvo — o qual usa a tecnologia Gorilla Glass, assim como os iPhones, o que deixa ele muito vivo e rápido nas respostas.

Nokia Lumia 800 com Windows Phone 7Nokia Lumia 800 com Windows Phone 7

O aparelho possui uma câmera de 8 megapixels, com foco automático, flash LED duplo e uma lente Carl Zeiss que proporciona excelentes fotos. Esse conjunto coloca a Nokia entre as melhores, certamente, quando pensamos em cameraphones.

Publicidade

A única coisa do hardware que me deixou chateado foi a baixa capacidade de armazenamento: temos apenas 16GB para guardar fotos, vídeos, músicas e por aí vai.

Nokia Lumia 800 com Windows Phone 7

Outra coisa que me chamou muita atenção é o fato de ele ser muito simples de usar, como o iPhone — graças à interface Metro do Windows Phone 7, é claro. O sistema oferece excelente integração com o Facebook e com o Gmail, puxando automaticamente todos os seus contatos e fotos, e integrando tudo isso em uma única timeline batizada de “Hub Pessoal”. Lá você concentra informações de seus Facebook, Twitter, LinkedIn, Hotmail, MSN, email, chats, SMSs, etc.

Publicidade

O acesso à internet com ele também é bem prático e com uma excelente visualização. Como o Lumia já vem com o Internet Explorer 9 instalado, ele aceita HTML5 e tem aceleração gráfica por hardware que promete um desempenho ainda melhor na sua navegação.

Outro ponto positivo foi o Nokia Dirigir, que tem navegação por voz em modo offline mantendo toda a tradição da Nokia em mapas desde a época do saudoso N95.

Agora, você deve me perguntar: e o Marketplace?! Eu te respondo: ele nem se compara com a App Store ou com o Google Play, mas já está bem populado. Temos alguns dos principais títulos, como Angry Birds, Fruit Ninja, Plants vs. Zombies, Evernote, foursquare, Shazam, Twitter, Netflix, Vimeo e outros. Um dos que mais gostei foi o InstaCam, que é o Instagram não-oficial para Windows Phone.

Nokia Lumia 800 com Windows Phone 7

Hoje o Marketplace da Microsoft já tem mais de 70 mil aplicativos publicados e, diferentemente da App Store da Apple, ele já conta com a categoria Games de forma oficial no Brasil. O único problema é que o desenvolvedor demora no mínimo 40 dias para ter a aprovação do Ministério da Justiça, justamente o que a Maçã está evitando a todo custo.

Mesmo com poucos aplicativos nacionais a loja está crescendo de uma forma muito rápida e não duvido nada de que em breve teremos muito e muitos títulos interessantes nela. A força da Microsoft — ainda mais com uma Nokia ao seu lado — é inegável. Outra coisa positiva é que temos uma opção de “degustação” de aplicativos como no Android, permitindo a usuários testarem apps antes de comprá-los. A Apple deveria adotar isso o mais rápido possível, pois ajudaria não só o usuário mas o desenvolvedor — e isso teoricamente diminuiria a pirataria de apps.

Acho que é isso. Resumindo em uma palavra, posso considerar que o aparelho é “surpreendente”. Facilmente, ele virou meu primeiro segundo aparelho.

Se você quiser testar um pouco da navegação no Windows Phone 7, vale conferir o simulador que a Microsoft preparou e que comentamos aqui no site há um tempo. Para acessá-lo, basta ir até a URL http://aka.ms/wpdemo — inclusive com seu iPhone ou iPod touch.

Espero que tenham gostado! Ah, quase ia esquecendo: aí vai uma foto do que eu considero até agora o melhor app já desenvolvido para o Windows Phone. 😛

Nokia Lumia 800 com Windows Phone 7

A quem se interessar, hoje às 22h farei uma transmissão ao vivo (live) mostrando detalhes do Nokia Lumia 800 pelo meu Twitter, o @MacMasi. Conto com a participação de todos vocês!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Taposé finalmente foi aprovado pela Apple e chegará à App Store muito em breve [atualizado]

Próx. Post

↪ Apple ressarcirá compradores de iPads que se sentiram lesados pela ausência de suporte a 4G (LTE) na Austrália

Posts Relacionados