O melhor pedaço da Maçã.

O que o iPhone OS 3.0 reserva para profissionais de TI

O Macworld relembrou a apresentação de Scott Forstall sobre o iPhone OS 3.0 no último evento especial da Apple e produziu um artigo destacando algumas das novidades para usuários finais, porém ligadas ao mundo corporativo, algo que não foi destacado pelo executivo há alguns meses. Na matéria, John C. Welch fala sobre recursos que estão chegando para complementar o grande número de funções empresariais inclusas na atual versão da plataforma móvel da Apple e, mesmo não sendo muitos — levando em conta a quantidade de novidades da versão 3.0 (mais de 100) — fazem toda a diferença para alguns profissionais de TI.

Publicidade

Recursos do iPhone OS 3.0

Foram seis as novidades corporativas mostradas em um slide por Forstall em 17 de março:

Directory UtilityLDAP

Sigla para Lightweight Directory Access Protocol, LDAP permite atualizar e pesquisar diretórios via internet, sem a necessidade de armazenamento local. Para usuários de iPhone, isso significará um avanço em termos de desempenho na obtenção de dados de contatos corporativos, pois nada será armazenado localmente — tudo será consultado pelo aparelho diretamente no servidor empresarial. Caracteriza-se por utilizar autenticação automática, configurada junto de um servidor Exchange, portanto deverá estar totalmente integrada com o Mac OS X 10.6 Snow Leopard, tanto cliente, quanto servidor.

ActiveSyncExchange ActiveSync Policies (EAS)

Ajudam administradores de sistemas a lidar melhor com a proteção dos aparelhos em suas empresas. Remotamente, eles podem alterar senhas de segurança e bloquear/desbloquear celulares, bem como habilitar ou desabilitar certos recursos, como acesso Wi-Fi, Bluetooth e várias outras funções que, com a chegada do iPhone OS 3.0, podem ser estendidas para a instalação e acesso a certos aplicativos, bloqueio de conteúdo do iPod e até de certas informações do banco de dados corporativo.

VPNVPN sob demanda

Não se sabe ao certo de que forma redes privadas seriam aplicadas sob demanda na plataforma móvel da Apple, pois elas usam alta criptografia, capaz de limitar totalmente as conexões para garantir a integridade do que é transmitido nelas. Na opinião de Welch, esse recurso funcionaria sob a forma de um sistema de autodetecção, capaz de identificar e conectar o usuário automaticamente quando ele estiver nos domínios de um local protegido. Funcionaria de forma semelhante à detecção e autenticação automática em hotspots Wi-Fi.

CalendarCriação de eventos no Calendário com convite para outras pessoas

Pode (ou não) estar relacionado à chegada do padrão CalDAV para calendários, mas esse recurso deveria existir desde o início da versão 2.0 do iPhone OS. Com o Exchange, atualmente não é possível criar eventos nos calendários sincronizados com os servidores de uma empresa. Eles estão sempre atualizados, mas impede que você os atualize. 😛 Com a chegada da versão 3.0, qualquer funcionário poderá criar eventos em calendários dos quais ele receba atualizações em seu aparelho, bem como convidar participantes via email, assim como pode ser feito via iCal ou Google Calendar.

Registros de ligações

Para certas empresas que adotam isso como algo essencial para controle de ligações, pode ser uma boa. Não se sabe, contudo, se o próprio aparelho seria capaz de exibir esses registros ao usuário, ou se eles estariam apenas nas mãos de profissionais de TI.

Perfis de configuração criptografados, configurados sem fio

Essa é a primeira de muitas medidas que a Apple deve ter preparado para solucionar falhas do seu utilitário de configuração de aparelhos. É trabalhoso, mesmo com as opções oferecidas pela Maçã, configurar um número grande de iPhones/iPods touch para empresas — experiência própria. 😉 Mas com o utilitário da empresa trabalhando dessa forma, configurar vários aparelhos seria tão fácil quanto criar um perfil e enviar para todos eles sem fio por meio dos servidores corporativos. Tal perfil, depois de instalado, também estaria seguro.

Para os que se interessam no assunto, também produzimos um artigo sobre novidades corporativas do Snow Leopard, cujo lançamento está previsto para a próxima semana, durante a WWDC ’09. Juntas, as novas plataformas tornarão o processo de adoção de produtos da Apple ainda mais fácil, fazendo com que ela cresça nesse mercado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google lança recurso de aproximação melhorado para o Street View do Maps

Próx. Post

Segundo o Gear Live, “iPhone Video” começará a ser distribuído nesta segunda-feira

Posts Relacionados