Eu não sou daqueles que jogam para a vítima a responsabilidade por uma foto ou um vídeo íntimo/NSFW vazar por aí, acho que cada um pode capturar/gravar o que quiser e compartilhar com quem achar que deve. Ponto.
Se você curte fotografar nudes e afins, uma boa dica pode ser ao menos se precaver, se proteger. E agora há um app que ajuda nisso, automagicamente.
Classificado como “um cofre seguro para todas as suas fotos safadinhas”, o que o Nude faz é usar o framework CoreML do iOS para analisar localmente no iPhone imagens que contenham nudez/sexo e, assim, protegê-las (lembram do Fappening?).
O legal é que o app — que foi criado por dois estudantes da Universidade de Berkeley — faz tudo de forma automática, levando a foto ao seu ambiente seguro (protegido por senha/Touch ID) e apagando-a do Rolo da Câmera para que nem seja subida pra Fototeca do iCloud.
Claro, como todo e qualquer mecanismo de inteligência artificial, o Nude não é perfeito. Ele provavelmente irá puxar algumas imagens nada a ver, assim como pode também deixar uma ou outra passar pelo seu filtro. É bom ficar ligado, mas a tendência é esse reconhecimento melhorar cada vez mais; só a base inicial dele foi construída a partir de 30 milhões de referências.
Outro aspecto legal do aplicativo é que seu ambiente seguro também pode ser usado para outros propósitos, como armazenamento de coisas muito pessoais e até documentos importantes.
O Nude é gratuito para baixar pela App Store, mas quem for usá-lo de fato precisa pagar uma mensalidade de US$1 ou uma anuidade de US$10. Uma versão para Android também está em desenvolvimento.
via The Verge