O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

★ Review: faça backups e transfira conteúdo entre o seu Mac e o iPhone/iPad com o utilitário MacX MediaTrans

A cada ano, a distância entre o seu dispositivo móvel e o seu computador torna-se maior — um fenômeno, aliás, normal e esperado; afinal, os smartphones vão ganhando mais habilidades e potência e, com isso, têm sua dependência das máquinas maiores diminuídas na mesma proporção.

Publicidade

O iPhone (e, posteriormente, o iPad) é um exemplo claro disso: se nas suas primeiras versões o aparelho dependia do Mac/PC para quase qualquer tarefa além do básico, as versões mais recentes podem viver basicamente toda a sua vida útil sem sequer encostarem num computador!

Dito isso, nada ainda substitui a facilidade de conectar o seu smartphone ou tablet a um computador para transferir, num clique, todas as suas fotos, músicas, vídeos ou outros conteúdos. Ter uma cópia de todos esses arquivos salva localmente no seu Mac é uma garantia extra de que eles nunca se perderão, além de tornar o acesso muito mais fácil a qualquer momento. E, para essa tarefa, o MacX MediaTrans, da desenvolvedora Digiarty, é um ajudante bastante valioso.

Software limpo, leve e de fácil utilização — ainda que disponível somente em inglês —, o MacX MediaTrans portou-se muito bem nos meus testes de transferência de arquivos de variados tipos e tamanhos. É bem verdade que a interface poderia ter mais algum refinamento — do jeito que é, parece um aplicativo para Windows de alguns anos atrás —, mas isso não afeta o seu bom funcionamento.

Publicidade

Para iniciar a operação, basta conectar o seu iPhone, iPad ou iPod touch *após* abrir o app (caso o dispositivo já esteja conectado antes, o software pedirá que você o desplugue e plugue novamente); uma vez feito isso, você tem seis opções para sincronizar o iGadget: fotos, músicas, vídeos, livros, voz e toques ou flash drive, para os demais arquivos.

Cada uma das abas traz opções bem parecidas e funcionaram totalmente a contento, com agilidade e precisão. As transferências de imagens e vídeos foi muito mais rápida, aliás, do que a da ferramenta nativa do aplicativo Fotos; o recurso para transferir músicas, por sua vez, permite a visualização das playlists e possibilita que você administre tudo em qualquer organização — seja por artista, álbum ou gênero, por exemplo. Em todos os casos, as transferências são de mão dupla: você pode passar os arquivos para o iGadget ou para o Mac, sem problemas.

A melhor parte disso tudo é que o MacX MediaTrans converte automaticamente os arquivos que você queira enviar para seu iGadget para os formatos apropriados; então um filme em AVI, por exemplo, será automagicamente transformado em MP4 sem que você nem perceba. É possível, caso você queira, especificar as configurações de conversão para preservar a qualidade dos arquivos ou comprimí-los para que eles ocupem menos espaço.

O MacX MediaTrans permite também a criação de ringtones com seus próprios arquivos de música e tem uma funcionalidade muito útil — e subestimada — que permite transformar uma parte do espaço livre do seu smartphone ou tablet numa espécie de drive USB, guardando qualquer tipo de arquivo lá dentro e passando para outra máquina com o software instalado.

O MacX MediaTrans é compatível com qualquer dispositivo rodando o iOS 7 ou superior — incluindo o iOS 11 e os iPhones 8/8 Plus, bem como o vindouro iPhone X — e roda em qualquer versão do macOS, da 10.7 (Lion) em diante. Ah, e caso o seu computador rode Windows, existe o software “gêmeo” WinX MediaTrans, com as mesmas características.

O software pode ser testado gratuitamente, limitado a 30 arquivos de áudio/vídeo por dia, e custa US$30 (licença de um ano para um Mac). Não é uma pechincha, considerando a conversão do dólar e o fato de que o iTunes faz parte das mesmas coisas (ainda que de uma forma muito mais complicada, lenta e confusa) de graça; ainda assim, no fim das contas, se você procura uma forma simples e rápida de transferir múltiplos arquivos entre o seu iGadget e Mac, o MacX MediaTrans é uma das opções mais robustas para tal tarefa.

Publicidade

Vale a pena dar uma olhada! 😉

Promoção por tempo limitado!

Acessando esta página, por tempo limitado, você pode baixar o MacX MediaTrans de graça! Trata-se da versão completa, somente sem incluir upgrades futuros.

A Digiarty Software também está oferecendo lá a versão completa do MacX MediaTrans (com upgrades vitalícios inclusos), em licença para uso em dois Macs, com 50% de desconto — a US$30 (mesmo preço padrão de uma licença única). Aproveitem!

Selo - Artigo Patrocinado

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Magic Keyboard da ColorWare

Quer um Magic Keyboard na sua cor preferida?

Próximo Artigo
Apple Music

Billboard dará mais ênfase a serviços de streaming pagos como o Apple Music a partir de 2018

Posts Relacionados