No comecinho do ano passado, falei aqui no site do PhotoBulk — um ótimo editor de imagens para Mac, desenvolvido pela Eltima.
Pois ele chegou recentemente à sua versão 2, trazendo excelentes novidades como uma interface escura mais de acordo com as guidelines recentes da Apple, pré-visualização em tempo real e manipulação completa de marcas d’água.
É possível usar o PhotoBulk para editar uma única ou múltiplas imagens de vez. Você começa arrastando elas para a janela ou o ícone dele, depois escolhe na coluna esquerda o que quer “ativar” na edição entre adicionar marcas d’água, redimensionar, otimizar, alterar o formato, gerenciar metadados e/ou renomear. O fluxo de trabalho é bem intuitivo.
Uma das áreas mais poderosas dele certamente é a de edição de marcas d’água — seja texto, imagem, data ou até um script personalizado. Na versão 2, o PhotoBulk agora permite que elas sejam manipuladas livremente e que inclusive múltiplas marcas d’água sejam aplicadas sobre as imagens.
O app ainda renomeia arquivos em massa e faz conversão e/ou otimização de imagens em JPEG ou PNG, já suportando inclusive o formato HEIC para quem estiver rodando o macOS High Sierra 10.13. Os formatos GIF, BMP e TIFF também são suportados.
O PhotoBulk requer o macOS Yosemite 10.10 ou superior e pode ser comprado diretamente na Mac App Store por US$10. Uma versão demo está disponível para download no site da Eltima.