Se você sofreu também ao saber do preço do iPhone X tanto nos Estados Unidos, mas principalmente aqui no Brasil, agora vai poder saber o quanto desse dinheiro vai para os componentes do aparelho e quanto dele fica para a Apple. Mas já adiantando: não é pouco.
De acordo com a Reuters, que obteve dados da firma TechInsights, o iPhone X de entrada (com 64GB) custa à Apple cerca de US$357,50 para ser fabricado. A Maçã vende esse modelo por US$999 (aqui no Brasil, venderá por inacreditáveis R$6.999), o que permite à empresa chegar a uma margem de lucro bruta de 64%. O número é um pouco mais alto do que a Apple consegue no iPhone 8, que é vendido por (a partir de) US$699 e tem uma margem de lucro bruta de 59%.
Para que o valor faça sentido, demos, então, um zoom em cada componente. Como podemos suspeitar — até pelos diversos rumores — a tela OLED de 5,8 polegadas é a peça mais cara do aparelho, custando à Apple cerca de US$65,50 — valor este que, não podemos esquecer, vai para a Samsung. A fim de comparação, a tela de 4,7 polegadas presente nos iPhones 8 custa apenas US$36.
A moldura de aço inoxidável do iPhone X também representa uma boa parcela de seu custo: em torno de US$36, contra os US$21,50 do revestimento de alumínio no iPhone 8.
O querido Tim Cook chegou a comentar sobre o preço do novo iPhone na conferência de divulgação dos resultados financeiros, afirmando que ele não se baseia em “cobrar o máximo possível”, mas no valor que oferecem, lembrando que as novas tecnologias estão “conduzindo a indústria”.
Mesmo que os componentes sejam precificados, precisamos lembrar ainda que não foram incluídos aqui a quantia gasta em embalagens, marketing, pesquisa e desenvolvimento, fretes, seguros, entre outras coisas. Ainda assim, a margem de lucro ainda é bastante alta e tudo faz com que a edição de aniversário chegue ao público salgado demais. E você, o que acha dos preços e dessa grande margem? Escreva aqui embaixo, nos comentários. 😉
via 9to5Mac