Já faz uns dias que meu iPhone SE anda esquentando bastante e eu, mesmo estranhando o comportamento, não procurei saber qual era a fonte do problema.
Eis que o MacRumors publicou diversos relatos de usuários experimentando o mesmo problema — em seu fórum, no Reddit e no Twitter. Pelo que relatou o PiunikaWeb, o grande responsável pelo superaquecimento dos aparelhos é o aplicativo do YouTube, mais especificamente quando rodado na última versão disponível do iOS, a 11.1.1.
Além de superaquecer o aparelho, o app também está drenando a bateria de uma forma incrível. Assim que descobri que o problema era no YouTube, fiz os testes deixando o aparelho ligado no app e, em menos de 2 horas, ele foi de 90% para 20% — nos dados da bateria disponíveis em Ajustes » Bateria, a informação era de que o app usou 59% dela nas últimas 24 horas.
Depois, com ele aberto em plano de fundo por quase 1 hora, o consumo continuou, passando de 59% para 65% conforme podemos ver na imagem acima.
Alguns afirmaram ainda que estão sendo afetados ou por um problema (superaquecimento) ou por outro (perda rápida de bateria), mas em todos os casos, a empresa já confirmou que há falhas e disse que está trabalhando para consertá-las.
Hi there! Appreciate the report, this is something we're actively working on. Thanks for your patience.
— Team YouTube (@TeamYouTube) 12 de novembro de 2017
BodyShotKing: @YouTube Vocês podem consertar seu aplicativo no iPhone X? Ele drena 20% em 30 minutos.
Team YouTube: Olá! Obrigado pelo aviso, isso é algo em que estamos trabalhando duro. Obrigado pela sua paciência.
Mesmo que tenham afirmado que estão trabalhando para resolver o problema, ainda não há previsão de conserto. Até que isso seja feito, os usuários que foram afetados são aconselhados a acessar o YouTube pelo navegador.