O melhor pedaço da Maçã.

App brasileiro Chups, para iPad, dá voz para autistas

Chups para iPad

Há exata uma semana, cobrimos aqui no site que a Apple Brasil realizou uma sessão especial focada em crianças autistas na sua loja Morumbi, em São Paulo. Pouco depois disso, fomos contatados pelo Gabriel Nunes Reynoso, que criou — junto ao time Amira Maythé Ruiz Y Guayabeiros Vásquez, Daniel da Cunha Lima, Gabriel Messias de Moura Ilha e Guilherme Maxwell Pereira da Silva — recentemente um app muito legal chamado Chups.

Publicidade

O principal estímulo para trabalhar no app, conta o Gabriel, foi a sua irmã. A Natália tem hoje 18 anos de idade e nunca aprendeu a falar, por isso ele construiu um meio de comunicação para ela pelo iPad.


Desculpe, app não encontrado.

Desenvolvido dentro da Apple Developer Academy (antigo BEPiD) da Universidade Católica de Brasília (UCB), o Chups foi criado pelo Gabriel com o apoio de três especialistas na área do autismo: a Raquel Pacheco, designer estudante de mestrado que está desenvolvendo sua tese com o tema Design e Autismo; o Elvio Boato, professor da UCB e coordenador do projeto “Com Vivências”, através do qual é responsável por mais de 80 crianças autistas; e a Marcia Cristina Lima, psicóloga representando o Movimento Orgulho Autista do Brasil (MOAB).

Publicidade

O Chups é um aplicativo que tem como objetivo ajudar no dia-a-dia do autista, dando àqueles que não conseguem falar a possibilidade de se expressar mais facilmente, organizar as tarefas do dia-a-dia, permitir a comunicação eficiente também para aqueles que não escrevem, além de ajudar em momentos de crise.

Confira o vídeo demonstrativo:

YouTube video

As principais funcionalidades do Chups são agenda, cartões de comunicação, teclado com voz e ajuda para compreender o que o autista está sentindo. Ou seja, ele usa texto, imagem ou som de forma básica e intuitiva, totalmente voltado para a comunicação.

Iniciativas assim merecem ser apoiadas e aplaudidas. 👏🏻

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Updates recentes na App Store: WWDC, Spotify, Telegram, apps do Google e mais!

Próx. Post

Lisa Jackson fala sobre “reparabilidade” dos produtos da Apple e intenção de usar materiais 100% recicláveis na produção dos aparelhos

Posts Relacionados