O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Fotógrafos em cima do HomePod

Projeto do HomePod começou em 2014 e foi cancelado e retomado várias vezes, afirma reportagem

Não seria um exagero dizer que a Apple chegou — ou melhor, chegará — atrasada à corrida dos alto-falantes inteligentes. Enquanto o Amazon Echo já toma de assalto os lares dos Estados Unidos e o Google Home torna-se até mesmo um elemento da cultura pop, a Maçã ainda corre para colocar o seu competidor nas prateleiras sem que ele atrase mais uma vez. O curioso é notar que, de acordo com esta reportagem da Bloomberg, os planos de Cupertino em relação ao dispositivo poderiam ter visto a luz do dia muito antes.

Publicidade

Segundo a matéria, os engenheiros de som da Apple começaram a trabalhar em protótipos para o HomePod em 2014, concentrando-se neles por quase dois anos até que a Amazon colocou o primeiro Echo no mercado. Os projetistas, então, compraram unidades do dispositivo para dissecá-lo e analisar seu funcionamento (enquanto, claro, acusavam uns aos outros de brincadeira que alguém tinha vazado os planos da Maçã), determinando rapidamente que a qualidade de som do concorrente não representava nem de longe uma ameaça.

O caminho que se trilhou a seguir, entretanto, não foi dos mais tranquilos. A Apple cancelou e retomou o projeto “várias vezes”, de acordo com a reportagem, e o HomePod teve diversas formas até assumir o atual formato de novelo de algodão — aparentemente, em um ponto da sua história, ele media quase 1m(!) de altura.

HomePod

O maior ponto de fricção no desenvolvimento foi, segundo fontes, uma suposta dificuldade dos engenheiros e executivos da Maçã para encontrar uma forma de encaixar o futuro dispositivo no ecossistema da empresa. Em um ponto, inclusive, foi considerado vender o alto-falante sob a marca Beats para não atrelá-lo à família de produtos da Apple; os planos mudaram, entretanto, quando eles encontraram o nome perfeito para colocar o HomePod como um legítimo produto Designed by Apple in California: a Siri.

Publicidade

Os testes do HomePod, então, duraram quase dois anos e envolveram câmaras de áudio e ambientes especificamente construídos para tal propósito e imitando cômodos reais, como um dormitório de faculdade, uma sala de estar e um apartamento aberto, no estilo estúdio. No ano passado, a Apple chegou a distribuir unidades de testes do aparelho a empregados não-ligados à sua área de áudio, para obter um retorno imparcial (ou o mais imparcial possível, ao menos).

Ainda assim, não dá para esquecer que o foco original dos engenheiros da Maçã era primeiramente construir um equipamento de áudio de primeira linha, relegando as funções inteligentes ao segundo plano. Essa ideia reflete-se no próprio marketing do HomePod, mas, por outro lado, significa que o produto da Apple terá várias limitações e não conseguirá fazer nem uma fração do que o Amazon Echo ou o Google Home são capazes — de fato, os recursos do alto-falante da Maçã limitam-se a algumas perguntas à (já limitada por natureza) Siri, controle de músicas, de alguns aplicativos no iPhone (como o iMessage) e dos objetos conectados ao HomeKit. De acordo com uma das fontes anônimas de dentro da Apple ouvidas pela Bloomberg, o HomePod “é uma enorme oportunidade perdida”.

Publicidade

Este veredito — e a impressão geral do público — só poderá ser confirmado, claro, quando o aparelho chegar às mãos dos ávidos consumidores. Quais são suas apostas?

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Novo vídeo aéreo mostra um Apple Park pela primeira vez com mais cara de pronto do que de uma obra [atualizado]

Próximo Artigo
App Meteor para iOS

Com o app Meteor, você mede a velocidade da sua internet e se os seus apps/serviços preferidos funcionam bem nela!

Posts Relacionados