Carteira de Trabalho Digital também já pode ser acessada a partir de um aplicativo

Primeiro, a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); agora, brasileiros poderão acessar também a Carteira de Trabalho a partir de um aplicativo, conforme informou a Folha.

Publicidade

Disponibilizado pelo Governo Federal, o aplicativo CTPS Digital permite que trabalhadores acessem rapidamente diversas informações contidas na versão impressa de sua carteira, principalmente os dados de contratos passados ou vigentes.


Ícone do app Carteira de Trabalho Digital

Carteira de Trabalho Digital

de Governo do Brasil

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.4.41 (31.1 MB)
Requer o iOS 9.0 ou superior
Screenshot do app Carteira de Trabalho DigitalScreenshot do app Carteira de Trabalho DigitalScreenshot do app Carteira de Trabalho DigitalScreenshot do app Carteira de Trabalho DigitalScreenshot do app Carteira de Trabalho DigitalScreenshot do app Carteira de Trabalho DigitalScreenshot do app Carteira de Trabalho DigitalScreenshot do app Carteira de Trabalho DigitalScreenshot do app Carteira de Trabalho Digital

É bom destacar que a versão digital é apenas um complemento do documento impresso, que continua sendo o oficial. Aliás, outra novidade interessante é que pelo app também é possível solicitar a primeira ou a segunda vias da carteira em papel.

Para acessar a sua Carteira de Trabalho Digital, basta baixar o app e realizar um cadastro neste site do Sine Fácil, caso não tenha feito anteriormente — se você já utilizou o site em algum momento, pode entrar com os dados já cadastrados.

Publicidade

Depois do processo de cadastro, ainda será necessário confirmar algumas informações que estão na sua carteira física, como último ano de contribuição entre outras informações, a fim de que o sistema se certifique de que o dono da carteira é mesmo você. Então, você poderá acessar o app normalmente.

O aplicativo CTPS Digital já está disponível gratuitamente na App Store (para iOS) e no Google Play (para Android).

A fim de curiosidade, o Ministério do Trabalho também divulgou ser possível pedir o seguro-desemprego pelo Portal Emprega Brasil, que agilizará o processo, mas ainda assim será necessário ir a um posto do Sine. Veja nesta página mais detalhes sobre isso.

Publicidade

Outra boa novidade é a Escola do Trabalhador, que disponibiliza 6 milhões de vagas para cursos gratuitos e online, para que trabalhadores se qualifiquem em diversas áreas. Acesse esta página para saber os detalhes.

via Canaltech

Posts relacionados

Comentários