Se você tem algum tipo de familiaridade com o mundo da fotografia, sabe que a forma mais “apropriada” para capturar imagens é sempre no formato cru (RAW). “Apropriada” no sentido de que ele preserva todos os detalhes capturados pelo sensor da máquina, sem um processamento posterior como acontece, por exemplo, com o JPEG ou o PNG. Desta forma, o fotógrafo pode manipular manualmente todos os detalhes da imagem posteriormente usando a ferramenta certa com um nível de controle muito maior.
Desde o iOS 10, a Apple permite a captura de imagens no formato cru nos seus dispositivos mais recentes; os que quiserem editar as fotos nos próprios iTrecos, entretanto, terão poucas opções disponíveis. Agora, uma bastante interessante está chegando à App Store e ela chama-se, apropriadamente, RAW Power.
O aplicativo para iPhone e iPad é uma criação da Gentleman Coders, desenvolvedora do ex-diretor sênior de engenharia da Apple Nik Bhatt, que coordenou o desenvolvimento de softwares como o Aperture e o iPhoto. A boa relação com o ecossistema da Apple está presente em todos os aspectos do app, como a integração profunda com a Fototeca do iCloud e a interface, que lembra uma versão profissional e mais refinada do Fotos.
Dentro do RAW Power, podem ser encontradas basicamente todas as ferramentas de ajuste que os fotógrafos e profissionais estão acostumados a encontrar em softwares como o Aperture ou o Lightroom — muitas delas, claro, com um nível de controle um pouco menor ou menos possibilidades por conta da própria natureza mobile do aplicativo, mas ainda assim com um poder raramente visto em dispositivos móveis. Em um dos recursos mais legais, chamado Depth Effect, é possível tirar proveito das fotos em Modo Retrato capturadas no iOS 11 em iPhones 7 Plus, 8 Plus e X.
Todas as edições realizadas no aplicativo são salvas em tempo real na sua Fototeca do iCloud, o que deixa o app ainda mais com a cara de nativo do sistema. Aliás, se há alguma crítica a ser feita aqui, é que ele somente pega fotos da sua biblioteca da nuvem da Maçã — caso você queira editar algo que não esteja por lá, será necessário fazer o upload primeiro.
O RAW Power é compatível com o iOS 11 e com os seguintes dispositivos: iPhone 6s e superiores, iPad Air 2 e superiores, iPads Pro e iPad mini 4. Ele está disponível gratuitamente na App Store, mas todas as suas funcionalidades são liberadas apenas com uma In-App Purchase de US$10.
· • ·
Ah, é bom lembrar que existe também a versão para macOS, lançada há alguns meses e que conta com os mesmos recursos — esta sai por US$15.