O melhor pedaço da Maçã.
Yasu31 / Shutterstock.com
iPhone e logo da Apple com cadeado

Crackers simulam o Modo de Bloqueio do iOS para atacar iPhones

A Jamf descobriu um método usado por criminosos para ludibriar usuários de iPhones, criando a ilusão de ativar o Modo de Bloqueio (Lockdown Mode) enquanto, na realidade, o dispositivo continua vulnerável a ataques ocultos.

Publicidade

Essa simulação do Modo de Bloqueio é feita quando o dispositivo já está comprometido por algum invasor. Após isso, é criado um arquivo que parece indicar que o recurso está ativado. Mesmo reiniciando o iPhone após essa falsa ativação, o malware persiste.

Ainda que a função pareça estar ativa, o malware continua funcionando e pode espionar o que o usuário faz. Os invasores conseguem até alterar as configurações do navegador para permitir acesso a arquivos que deveriam estar bloqueados.

Introduzido no iOS 16, o recurso foi feito para proteger pessoas em alto risco de ameaças digitais. Embora a Apple tenha feito melhorias de segurança, essa nova técnica consegue burlar tais medidas de proteção.

Publicidade

Mesmo que seja complicado para a maioria das pessoas cair nesse tipo de ataque, isso destaca como é importante manter os seus dispositivos atualizados e ficar atento a possíveis ameaças. Portanto, vale a máxima: é melhor prevenir do que remediar.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

“The Morning Show” lidera indicações do Apple TV+ aos Critics Choice Awards

Próx. Post

iPhones 13 e 14 ganharão suporte à recarga Qi2 no iOS 17.2; veja as novidades das RCs!

Posts Relacionados