Se você está pelo menos um pouco familiarizado com conceitos de organização e produtividade, deve conhecer o termo “Inbox Zero”. Se não, lhe apresento o básico: depois de beber da fonte do livro Getting Things Done (GTD, ou “A Arte de Fazer Acontecer”), de David Allen, Merlin Mann criou a filosofia que consiste em permanecer com sua Caixa de Entrada do email limpa, ao ponto de que não sobre nada que lhe cause estresse.
Essa explicação é simplória, mas a intenção é bastante nobre e funciona para aqueles que conseguem implementar. Entretanto, praticar as ideias pode não ser tão fácil quanto entender a teoria.
Felizmente, há hoje em dia muitos clientes de emails cujos ricos recursos facilitam a vida dos usuários, mas há vezes em que nem eles conseguem dar conta da grande demanda de algumas pessoas. Se você lida com muitos emails ou gostaria de potencializar ainda mais a sua produtividade, conheça o CleanEmail.
Em vez de você sempre precisar analisar os seus emails um a um — e, assim, nunca chegar ao fim da sua lista —, a plataforma CleanEmail analisa tudo automaticamente e lhe mostra apenas números e listas que estamos acostumados a ver, como “Todos os Emails”, “Emails Arquivados”, “Rascunhos” e também listas que a equipe acreditou que o ajudaria na sua tarefa de organização, como “Principais Remetentes” (Top Senders), emails enviados por contas inexistentes (os famosos “no-reply”), notificações de redes sociais, emails com temática de finanças, entre tantos outros.
Nessas listas, você consegue ver vários emails agrupados e decidir o que fazer com eles — seja excluir, arquivar, marcar como lido, como spam, mover para a Caixa de Entrada e todas as ações que normalmente temos nos clientes de emails (com exceção de “responder” — para isso, é preciso clicar no link do email e ir até ele). Na aba de cada lista, é possível ver exatamente quantos emails estão lá, assim como o espaço ocupado por eles em uma determinada lista e a porcentagem do que aqueles emails representam em toda a sua conta (por exemplo, as notificações de redes sociais comem 14% de todos os emails que já recebi).
O pulo do gato, entretanto, está na aba “Quick Clean” (“Limpeza Rápida”). Nela, você consegue realizar ações em massa em várias listas, como “Mover para a lixeira” os emails de notificações, “Arquivar” todos os emails “no-reply”, etiquetar um grupo de emails, etc.
Para evitar que exclua ou arquive algum email importante, você também pode adicionar seus colegas de trabalho (ou domínio da empresa) em “Settings” » “Coworkers”, assim como pode fazer o mesmo com contas de membros da sua família ou amigos em “Settings” » “Friends and Family”. Você também pode ignorar totalmente algum endereço ao colocá-lo em “Protected Emails” e pode escolher por quanto tempo você deseja ignorar, o que é realmente ótimo.
Os filtros também são ótimas maneiras de você encontrar algum email no mar de correspondências; pode ser por tempo (ano), endereço, etiquetas, tamanho e mais.
Outro trunfo da plataforma é a maneira como ela valoriza a privacidade dos usuários. Isto é, em nenhuma hipótese os conteúdos ou anexos dos emails são acessados, ou dados pessoais são vendidos. Assim que os emails são indexados, eles apenas permanecem nos servidores por 24 horas, a fim de que você limpe e organize todas as mensagens. Depois desse tempo, todos os dados são removidos e não podem ser recuperados.
Por enquanto, somente emails do Gmail, iCloud, Yahoo e Fastmail são suportados, porém logo outros serão adicionados. Além disso, a plataforma só está disponível para acesso em navegadores, ou seja, não há aplicativos ainda; entretanto, é possível visualizar o site sem problemas na versão desktop ou mobile.
O CleanEmail não é um novo cliente de email, até porque não é possível responder nada por ele; ele foi criado especificamente para lhe ajudar a organizar tudo o que você tem no seu email (mesmo se eles já estejam arquivados) e se livrar de tudo o que definitivamente não precisa, ajudando a manter somente o que importa e até economizar espaço na sua conta.
Se interessou? Você pode se inscrever no site gratuitamente e limpar até 1.000 emails. Depois disso, há algumas opções de assinatura que você pode escolher: US$8/mês (ou US$30/ano) para gerenciar uma conta de email, US$10/mês (ou US$50/ano) para cinco contas ou US$20/mês (ou US$100/ano) para dez contas.