Como sabemos, foi no ano passado que a Apple começou a disponibilizar aos desenvolvedores os Search Ads, ou seja, buscas patrocinadas para aplicativos e jogos na App Store. Assim, os apps patrocinados aparecem sempre no topo da lista quando usuários pesquisam algum termo específico.
A partir de hoje, essa modalidade de anúncio com maior personalização passa a se chamar Search Ads Advanced e ganha uma opção mais básica, para desenvolvedores menores, a Search Ads Basic.
Assim como já existia anteriormente (sob outro nome), desenvolvedores que optarem pelo Advanced poderão selecionar palavras-chave, filtrar a audiência da maneira que preferirem e ter acesso a dados demográficos mais específicos. Nesta opção, os desenvolvedores pagam por cada vez que um usuário toca para ver o anúncio.
Agora, com o Basic, desenvolvedores pagam apenas pelas instalações de fato dos aplicativos (pay-per-install). E, como no plano mais básico não é possível filtrar a audiência de maneira mais personalizada, desenvolvedores apenas precisam definir quanto de orçamento mensal eles planejam, qual é o custo máximo por instalação que gostariam e pronto.
Para facilitar, a Apple ainda sugere o máximo que o desenvolvedor deve pagar, tendo como base os dados históricos da App Store relacionados ao tipo de aplicativo que está sendo comercializado — como sempre, com o máximo possível de respeito à privacidade dos usuários.
O Basic ainda tem um limite de orçamento mensal de, no máximo, US$5.000, o que pode ser suficiente para desenvolvedores menores, mas talvez não seja o aconselhável para empresas maiores que separam uma quantia (bem) maior que esta para investir em campanhas publicitárias.
Por enquanto, o Search Ads Basic está disponível somente nos Estados Unidos, mas deverá se expandir para outros países no ano que vem.