Anunciada na Worldwide Developers Conference (WWDC) 2017, a ferramenta da Apple destinada à análise de podcasts (Podcast Analytics) está finalmente disponível para produtores de conteúdo como nós, do MacMagazine.
Ainda em versão beta, agora os criadores de podcasts podem visualizar dados sobre quando os ouvintes pararam de ouvir um determinado episódio. Os dados são agregados e anônimos, não específicos a um dispositivo ou a um usuário — ou seja, com isso nós podemos visualizá-los e entender determinadas tendências sobre os ouvintes, mas não temos como detalhar usuários individualmente.
A novidade foi anunciada junto do redesenho do app Podcasts no iOS 11, que ganhou a possibilidade de um podcast ser dividido em temporadas (seasons), opção de definir um podcast como um episódio completo/normal, se ele é um teaser ou se é um conteúdo bônus, entre outras coisas.
Como a ferramenta é diretamente relacionada ao iOS 11, obrigatoriamente o usuário precisa estar usando o novo sistema operacional da Apple pra que os dados anônimos sejam coletados — no macOS, é necessário estar escutando um podcast pelo iTunes 12.7 ou superior. Ainda assim, levando em conta que até o momento a única métrica disponível para nós era a de número de downloads, esta novidade é altamente bem-vinda! 👏🏼
De acordo com a Apple, os dados já estão disponíveis para qualquer criador de conteúdo que publica o seu podcast na plataforma da Maçã, em mais de 150 países. Tudo isso, é claro, sem nenhum custo.
via TechCrunch