O melhor pedaço da Maçã.

Departamento de Justiça dos EUA abre investigação antitruste sobre gigantes tecnológicas, como a Apple

Amazon, Google e Facebook também estão na mira do órgão
App Store no iPhone XR

As gigantes da tecnologia, como a Apple e o Google, estão na mira de órgãos antitruste do mundo inteiro há tempos por conta de suspeitas de práticas anticompetitivas e prejudiciais ao mercado — a Apple, por exemplo, está às voltas com a Suprema Corte dos EUA por supostos atos irregulares na App Store. Agora, quem resolveu agir foi o Departamento de Justiça do mesmo país, como informou o Wall Street Journal.

Publicidade

O órgão anunciou hoje que está abrindo uma grande investigação antitruste contra as maiores empresas de tecnologia dos EUA, incluindo a Apple, o Google, a Amazon e o Facebook. A ideia é investigar se companhias estão sufocando a competição de forma deliberada — especialmente em suas plataformas online, como lojas de aplicativos, sites de mídias sociais e serviços de compra e venda online.

O advogado-geral assistente da divisão antitruste do Departamento de Justiça dos EUA, Makan Delrahim, afirmou que o poder das gigantes tecnológicas pode fazer com que elas “ajam de forma que não respeite as demandas dos consumidores”. Delrahim complementou, declarando que o órgão vai levar em conta as preocupações dos consumidores, negócios e empresários sobre as ações das grandes empresas — tanto é que a investigação está aberta para opiniões dos cidadãos.

É bom notar que o Departamento de Justiça dos EUA já lançou investigações individuais sobre a Apple e o Google, anteriormente, sob as mesmas suspeitas. A investigação de agora, por outro lado, é mais ampla e não foca em uma empresa específica, mas nas ações coletivas de todas as companhias do grupo chamado “Big Tech”.

Publicidade

Nem a Apple nem as outras empresas envolvidas na investigação comentaram o caso, mas o Departamento de Justiça deverá anunciar novidades sobre ele em breve — e, caso o órgão determine alguma irregularidade nas ações, é possível que vejamos sanções contra as companhias no futuro. Acompanhemos.

via CNET

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple nega que estaria priorizando seus próprios apps na busca da App Store

Próx. Post

Apple firma parceria com universidade americana para incentivar diversidade no ensino de código

Posts Relacionados