O melhor pedaço da Maçã.
Loot Box

App Store atualiza diretrizes para jogos e desenvolvedores terão de explicitar as probabilidades das “loot boxes”

Se você tem alguma familiaridade com o mundo dos jogos, certamente deve ter ouvido falar da polêmica das loot boxes. Se não, uma breve introdução: loot boxes são espécies de caixas espalhadas pelo ambiente de determinados jogos que oferecem itens aleatórios aos jogadores, revelados apenas após a sua captura — itens esses que podem variar de pequenos elementos estéticos para o personagem até boas vantagens na própria experiência de jogo, como uma arma superpoderosa.

Publicidade

No segundo semestre de 2017, entretanto, alguns jogos começaram a abusar desses elementos para tirar dinheiro dos jogadores, cobrando dinheiro real pelo acesso fácil às caixas ou por chaves para abri-las. Em um caso particular, o de Star Wars: Battlefront II, a Electronic Arts (EA) chegou a tomar a decisão de cancelar todas as microtransações do game após ele ser comparado a um jogo de azar.

Agora, a Apple está se antevendo a futuras polêmicas e promovendo uma pequena alteração nas diretrizes da App Store, como notou o Polygon. A Maçã exigirá que todos os produtores de jogos explicitem as probabilidades de o jogador receber cada item de todos aqueles oferecidos nas loot boxes, reforçando a transparência e evitando que os aplicativos façam cobranças abusivas aos usuários.

Como nota a nova regra:

Publicidade

Apps oferecendo “loot boxes” ou outros mecanismos que oferecem itens virtuais aleatórios para compra devem revelar a probabilidade de receber cada tipo de item aos consumidores antes da compra.

Com isso, uma série de jogos populares do mundo iOS terão que realizar essa alteração — as caixas são, afinal, particularmente populares em títulos gratuitos, que ganham dinheiro justamente com as microtransações internas. Games como Hearthstone e Clash Royale, figurinhas carimbadas da lista de mais baixados da App Store, terão que se adaptar à nova diretriz.

Tudo isso, claro, é extremamente positivo, afinal oferece uma perspectiva mais concreta ao jogador e evita que desenvolvedoras talvez um pouco… gananciosas demais explorem seus usuários com elementos excessivos ou que não deem retorno. Se você cria jogos para o mundo iOS, fique atento!

via The Loop

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ofertas de Natal na App Store: mais dicas!

Próx. Post

Review: Fire TV Stick, da Amazon, é uma opção de set-top box compacta e bem em conta!

Posts Relacionados