O melhor pedaço da Maçã.

Marca de roupas italiana chama-se Steve Jobs e tem um “J” mordido, mas não há nada que a Apple possa fazer sobre isso

Marca italiana de roupas Steve Jobs

Esse é um daqueles casos em que a gente pode virar para a câmera e ficar olhando com uma expressão indecifrável, como nos episódios de “The Office”. Uma marca italiana de roupas resolveu chamar a si mesma de “Steve Jobs” e identificar-se com um logo obviamente referente à icônica maçã mordida da Apple. Entretanto, segundo a União Europeia, a gigante de Cupertino não pode fazer absolutamente nada em relação a isso.

Publicidade

A história remonta aos idos de 2012, quando os irmãos Vincenzo e Giacomo Barbato, dois empreendedores napolitanos, fundaram sua primeira marca de confecção após anos produzindo peças para outras casas. Na procura por um nome, os irmãos descobriram que a Apple nunca tinha registrado o nome de Steve Jobs como marca sua… e, por algum motivo delirante, resolveram batizar a marca italiana dessa forma.

Não só isso: o logo da Steve Jobs é uma clara (e absolutamente horrorosa) referência à maçã da Apple. Olhem só:

Marca italiana de roupas Steve Jobs

Ao tomar conhecimento da coisa toda, a Apple obviamente entrou com um processo contra a marca. Como a empresa de Cupertino logo percebeu que não tinha propriedade sobre o nome Steve Jobs, resolveu focar a ação na letra “J” mordida e com uma folha do logo dos italianos. É aí que entra a parte mais deliciosamente surreal da história: o Escritório de Harmonização do Mercado Interno da União Europeia determinou que o logo da Steve Jobs não é uma cópia porque um “J” não pode ser mordido, então a parte faltando na letra não seria uma marca de dentes. Vamos pensar sobre isso por um minuto.

Publicidade

O fato é que todo este imbróglio aconteceu em 2014, e só está sendo trazido à tona agora pelo jornal italiano Repubblica porque a Steve Jobs está começando a registrar sua marca em outras partes do mundo — o que significa que os rapazes fizeram sucesso com a escolha do nome. E vejam só: os irmãos informaram ao Business Insider Italia que pretendem, num futuro próximo, iniciar a produção de eletrônicos:

Nós estamos trabalhando numa linha de dispositivos eletrônicos extremamente inovadores, projetos em que estamos trabalhando há anos.

Se isso não for o suficiente para deixar claro que esses caras estão simplesmente tirando uma com a cara da Apple, eu não sei o que será. Do nosso lado, claro, não há muito a ser feito, a não ser ficarmos indignados ou, minha escolha pessoal, rirmos também. De nervoso.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Polêmica dos iPhones mais lentos chega à França e à Coreia do Sul; Apple terá que se explicar

Próx. Post

Reportagem pergunta a especialistas se a Apple realmente perdeu seu jeito com o design — e as respostas variam

Posts Relacionados