Há alguns dias, a Other World Computing (OWC) havia se adiantado e publicado uma primeira desmontagem do iMac Pro. Mas não poderíamos deixar de cobrir a tradicional da iFixit, até porque os caras sempre trazem imagens belíssimas e uma análise apurada do teardown.
Ao abrir a máquina, a iFixit comprovou que esse não se trata de apenas um “iMac com uma nova pele”. De fato, todos os seus componentes internos foram reconfigurados para priorizar o seu sistema de resfriamento baseado num cooler duplo.
Antes de prosseguirmos, eis o iMac Pro em toda a sua glória:
Conforme já havíamos apurado pela desmontagem da OWC, o iMac Pro (modelo A1862
) se mostrou na prática mais modular do que a Apple deu a entender inicialmente. Abri-lo não é para qualquer um, mas quem é aventureiro e tem experiência com isso, ou mesmo quem quiser atualizá-lo numa assistência técnica especializada, poderá.
Três dos principais componentes do iMac Pro são substituíveis: RAM, CPU e SSD. A GPU fica de fora disso, por isso a dica da iFixit, aos que forem investir nessa máquina, é comprá-la com a placa gráfica mais parruda — isto é, a Radeon Pro Vega 64 com 16GB de memória HBM2 (US$600 a mais nos Estados Unidos, R$4.200 aqui no Brasil).
A iFixit também observou a presença do chip T2, responsável por funções do SMC, do processamento de imagens, controle de áudio, controlador do SSD, Secure Enclave e o mecanismo de criptografia do hardware. Falamos mais dele neste artigo.
Ainda de acordo com a iFixit, a tela 5K do iMac Pro é fabricada pela LG e é exatamente a mesma do iMac de 27 polegadas “normal” (modelo LM270QQ1
). Todavia, devido ao uso de um novo cabo e mudanças na câmera do iMac Pro (que é Full HD 1080p), não é possível intercambiá-las.
Devido à dificuldade de abrir o iMac Pro e, assim, acessar seus componentes internos, a iFixit deu a ele uma nota 3/10 em “reparabilidade” — a mesma do iMac de 21,5 polegadas, com tela 4K.
Atualização 03/01/2018 às 23:29
A iFixit postou hoje um resumo do teardown em vídeo: