A Intel também já entrou na onda da Consumer Electronics Show (CES) 2018 e anunciou algumas das novidades que exibirá a partir de hoje na maior feira de eletrônicos e tecnologia do mundo, em Las Vegas (Nevada, EUA).
Talvez a mais interessante das notícias saídas da maior empresa de processadores do mundo seja o “Titan Ridge”, um novo chipset a equipar determinadas futuras CPUs1Central processing units, ou unidades centrais de processamento. da empresa que expande significativamente as possibilidades de conexões das máquinas em que eles estarão equipados. Mais precisamente, a interface Thunderbolt 3 ganhará um belo salto quando o novo chipset começar a ser implementado.
Por que? Bom, para início de conversa, o “Titan Ridge” apresenta suporte à interface DisplayPort 1.4, contra a versão 1.2 trazida pelo atual “Alpine Ridge”; com isso, será possível conectar o seu (futuro) computador a um monitor externo 8K e exibir imagens não-comprimidas a 30Hz — e é possível subir essa taxa para 60Hz, mas com a compressão de imagens ativada.
Como a largura de banda da interface continua em 40Gbps, entretanto, ainda não será possível conectar o seu computador a dois monitores 5K simultaneamente. É bom notar, também, que apenas computadores com GPUs2Graphics processing units, ou unidades de processamento gráfico. discretas desfrutarão dessas novidades; máquinas com placas gráficas integradas permanecerão presas à versão 1.2 da interface.
Uma outra versão do chipset é destinada a periféricos e também trará as mesmas compatibilidades dos modelos para CPUs. Um dos benefícios do “Titan Ridge” em acessórios como soluções de armazenamento externo é a possibilidade de conectar o equipamento a um computador por uma porta USB-C (que não seja Thunderbolt 3) e poder trabalhar com as velocidades menores oferecidas por essa interface; com os chipsets “Alpine Ridge”, essa conexão nunca seria possível.
Ainda não foram divulgadas informações relativas ao preço ou à disponibilidade do chipset; o que sabemos é que nenhum dos computadores da Apple até o momento — nem o novíssimo iMac Pro — vem equipado com ele. Talvez num futuro próximo?
· • ·
Falando ainda da Intel, a empresa anunciou anteontem também os primeiros modelos de processadores com soluções gráficas integradas da AMD, como já cobrimos neste artigo.
Os processadores Core de oitava geração com GPUs Radeon Vega dividem-se pela classificação dos chips da Intel (i5 e i7) e também pelo tipo de placa gráfica incorporada a cada um deles (RX Vega M GL, opção intermediária, e RX Vega M GH, mais robusta). Assim, a lista dos primeiros processadores com tecnologia da AMD embarcada fica da seguinte forma:
Os novos processadores começarão a surgir nos lançamentos do mundo dos computadores e também serão disponibilizados para venda de forma avulsa ainda neste trimestre, por preços ainda não divulgados.
via AppleInsider, The Next Web
Notas de rodapé
- 1Central processing units, ou unidades centrais de processamento.
- 2Graphics processing units, ou unidades de processamento gráfico.