O melhor pedaço da Maçã.

Aplicativo Documents ganha redesign e ações inteligentes

App Documents X da Readdle

Nos últimos dez anos, a Readdle fez o Documents ser usado por mais de 75 milhões de usuários. Ele começou com um simples gerenciador de arquivos e hoje realiza várias ações compatíveis com mais de 90 formatos, incluindo ePUB e ZIP.

Publicidade

Nesta semana, o app recebeu uma grande atualização. Mas como melhorar um app que fazia de tudo? A empresa focou em três itens, que destacaremos aqui: ações, nuvem e visual. Algumas coisas não são novidades dessa versão, mas fica o reforço para quem não conhece.

Ações inteligentes

Imagine que você quer compartilhar uma música que tem baixada, com um link para alguém. Você talvez use um arquivo de compressão em um app, depois faz o upload em outro, depois gera e copia o link e, depois, envia para a pessoa por WhatsApp. Bom, o novo Documents já possui esse fluxo completo para você ganhar tempo, fazendo tudo isso para você de uma vez.

Esses atalhos contextualizados são automáticos, conforme você executa certas ações no app. Veja algumas outras ações:

  • Abrindo um PDF, em uma página, o app pergunta se você quer baixá-lo.
  • Ao enviar um arquivo para o Dropbox, ele já sugere um link para compartilhar.
  • Se você baixa um videoclipe, o Documents já sugere extrair o áudio dele.
  • Salvar um PDF a partir de outro app já gera a sugestão de assinar o arquivo imediatamente.

Acesso rápido a qualquer armazenamento na nuvem

Por aqui, eu uso o iCloud para fins pessoais, o OneDrive para salvar ensaios fotográficos para clientes de forma compartilhada e o Google Drive para outras finalidades. Já tentei juntar tudo, mas cada serviço possui algo único que preciso, como o OneDrive que oferece links que expiram.

Publicidade

Todas essas opções, além de Dropbox, Box, SharePoint, servidores FTP, Windows SMB e outros que nunca ouvi falar, agora aparecem em “Meus Arquivos”. Literalmente, a um toque de distância!

Através de uma conexão com o docstransfer.com — autenticando com uma senha ou lendo um código QR —, o Documents acessa seus arquivos do celular que estão no app, podendo baixá-los através de qualquer computador (PC ou Mac) ou até mesmo o navegador de um Android.

Publicidade

Confesso que achei um pouco lento nos testes que fiz, mas curti a conveniência de transferir arquivos quando não estou usando meu Mac, sem precisar instalar qualquer coisa em um computador que não é meu, por exemplo.

Visual renovado

Todos os novos recursos não atrapalham seu foco, porque são sugestões contextualizadas e integradas na nova interface, redesenhada justamente pensando na experiência que conquistou 75 milhões de usuários.

Se você é usuário antigo do Documents, o visual continua rápido, útil e estável; para novos usuários, o ambiente é intuitivo e fácil de usar.

Publicidade

O modo escuro foi refeito para dar atenção aos detalhes, mantendo a consistência com o ecossistema — e, ainda, a identidade Readdle. Aliás, se você usa qualquer outro app da empresa, verá instantaneamente como ele é familiar. Esse visual está presente também na versão para iPads e Macs com M1!

As únicas funções pagas: PDF e VPN

Se você também trabalha com PDFs diariamente, você vai amar isso. É mais fácil fazer anotações, modificar texto e imagens, gerenciar e excluir páginas e o que mais você precisar em um PDF. Precisa converter? O Documents faz isso, também.

A assinatura digital do arquivo (quando assinado com o Documents) leva um certificado junto para informar que uma pessoa real assinou aquele documento. Também é possível protegê-lo com senha e até reduzir o tamanho de um PDF, algo que uso muito por aqui.

Já falamos tantas vezes da importância de ter uma VPN1Virtual private network, ou rede privada virtual. para manter sua privacidade ou navegar sem deixar rastros. Poder fazer isso tudo em um app só ajuda muito.

Inicialmente, você tem 50MB para testar a VPN; após isso, é preciso adquirir uma assinatura Documents Plus. Esse limite de tráfego é renovado a cada 24 horas.

A assinatura

Apenas para relembrar: o Documents é um gerenciador de arquivos, navegador, player de música e filmes, visualizador de fotos, editor de PDF, tem múltiplas conexões e também é uma VPN.

De todas as funções informadas, apenas a edição de PDF e a VPN ilimitada são as que requerem uma assinatura, a qual atualmente está saindo por R$68/mês e tem uma avaliação gratuita de 7 dias.

Definitivamente, esse é um app essencial para você ter no iPhone, mesmo que você não edite PDFs ou use VPN — pois ele é o Finder de que precisávamos no iOS.


Ícone do app Documents:meus arquivos, vídeo
Documents:meus arquivos, vídeo de Readdle Technologies Limited
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 8.10.9 (253.4 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Nota na App Store

Minha nota

Notas de rodapé

  • 1
    Virtual private network, ou rede privada virtual.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple adia implantação de recursos contra abuso infantil

Próx. Post

2ª temporada de “Little America” será filmada no ano que vem

Posts Relacionados