De tempos em tempos, alguém descobre um bug capaz de travar o app Mensagens (Messages) no iOS e/ou no macOS por meio do envio de algum tipo de conteúdo malicioso. Relembrando alguns dos casos: 1, 2, 3, 4.
Pois bem, algo similar está de volta e foi divulgado pelo Twitter. A priori nem iríamos divulgar o tweet em si, mas como basta seguir o link-fonte da nossa matéria para descobri-lo, seria em vão tentar esconder isso.
👋 Effective Power is back, baby!
chaiOS bug:
Text the link below, it will freeze the recipient's device, and possibly restart it. https://t.co/Ln93XN51Kq⚠️ Do not use it for bad stuff.
—-
thanks to @aaronp613 @garnerlogan65 @lepidusdev @brensalsa for testing!— Abraham Masri (@cheesecakeufo) 16 de janeiro de 2018
Basicamente, ao enviar o link acima do domínio github.io
, o Mensagens tenta gerar o preview da URL e, devido ao seu conteúdo pesado, acaba travando e, em alguns casos, pode até mesmo fazer o iPhone/iPad reiniciar completamente.
Caso algum espírito de porco tenha enviado esse link para você, basta fechar o app Mensagens e, depois, apagar toda a conversa (thread) onde o link foi postado. Caso você não queira nem correr o risco de ser afetado por isso, abra os Ajustes e vá em Geral » Restrições, ative o recurso, role até “Sites”, toque em “Limitar Conteúdo Adulto” e, na área “Nunca Permitir”, adicione o site github.io
. Ao menos enquanto a Apple não corrige o bug, isto é.
Vale notar que não é nada tão preocupante assim, porque quem decidir trollar alguém também será automaticamente trollado — afinal, o link também aparece no seu próprio histórico do Mensagens. 😝
via 9to5Mac
Atualização 18/01/2018 às 15:25
A Apple confirmou ao BuzzFeed que esse bug será corrigido em atualizações de software que serão liberadas “na semana que vem”.
Vimos relatos de beta testers do iOS 11.2.5 dizendo que a sexta compilação dele, liberada ontem, já não é mais afetada pelo bug. Ou seja, é bem capaz que todos esses updates que estão em testes sejam lançados portanto para todos os usuários na semana que vem.