O melhor pedaço da Maçã.

Diga adeus à área de comentários em posts do MacMagazine

Tecla de comentários

Em nossos muitos anos de estrada com o site, uma coisa praticamente sempre existiu por aqui: a tradicional área de comentários abaixo de posts, algo que surgiu em blogs, foi levado para grandes sites de notícias e hoje, com o advento das redes sociais, passa por reformulações.

Publicidade

Tecla de comentários

Tecla de comentários, via Shutterstock.

A partir de hoje (12/4), efetivamos uma decisão que vínhamos considerando há bastante tempo: abandonamos a área de comentários no MacMagazine.

História

Os comentários aqui do site já passaram por diversas “fases”, por se assim dizer. Por muitos anos utilizamos o próprio sistema de comentários embutido no WordPress — plataforma por trás do MacMagazine. Nessa época testamos alguns layouts diferenciados e também experimentamos plugins diversos que adicionavam funções variadas a eles. Todos podiam comentar à vontade no site, inclusive anonimamente.

Publicidade

A primeira grande mudança que fizemos foi em fevereiro de 2009, quando instalamos aqui o sistema IntenseDebate. Ele trouxe inúmeros recursos extras, perfis de usuários, respostas diretas em comentários, reputações e votos, e por aí vai. Nós inclusive fomos os responsáveis por traduzi-lo para o português.

Em maio de 2011, tomamos a decisão de passar a só permitir que fossem postados comentários por usuários com contas registradas no IntenseDebate ou no WordPress.com, visando principalmente conter a avalanche de trolls.

Publicidade

Mas foi em julho de 2012 que demos o maior salto até aqui: migramos os comentários do site para o Facebook. E assim estávamos até ontem.

Cada mudança dessa foi para melhor, mas ao mesmo tempo provocou uma redução geral no número de comentários do site pelas limitações que foram impostas aos poucos. Ao mesmo tempo, outros fatores externos têm contribuído cada vez mais para as pessoas perderem o costume de interagir pelos comentários de determinados artigos em sites/blogs.

Os pontos positivos e negativos

Se tomar esta decisão fosse fácil, a gente já teria feito há bastante tempo. Há um parágrafo no nosso post sobre a migração para o Facebook que inclusive já falava sobre isso:

Publicidade

Discutimos seriamente a possibilidade de eliminar de vez os comentários do site, o que é uma tendência forte ocorrendo por aí — justamente devido aos motivos supracitados e pelo fato de que, se 1% dos nossos leitores forem participantes ativos dos nossos comentários, é muito. É fato que hoje muita gente possui seus próprios blogs/Tumblrs da vida, e as redes sociais estão aí para nos manter conectados e dar espaço para cada um se expressar da forma que for melhor, nos *seus* respectivos espaços.

Não é fácil principalmente considerando esses poucos usuários que realmente curtem comentar aqui no site, participam de discussões ou até as pessoas que nunca/raramente escrevem mas gostam de ler os debates que rolam.

E não só por essas pessoas, mas porque às vezes (muito poucas vezes, na verdade) acabam de fato rolando algumas discussões muito legais e recebemos comentários bastante pertinentes e bem escritos — até já convidamos pessoas para a equipe do site por conta da interação em comentários.

A verdade, contudo, é que no geral a coisa é muito pobre. A grande maioria dos comentários postados pouco acrescentam ao tema e/ou são repetitivos. Em outras palavras, acaba se tornando uma grande perda de tempo para todos. Sem falar que, mesmo na fase do Facebook, ainda enfrentamos eventualmente problemas com pessoas desrespeitosas, que só querem tumultuar o espaço, bem como alguns spammers.

Há o próprio peso desses sistemas/códigos rodando aqui no site. Com a nossa mudança de agora estamos não só nos livrando do Facebook, como também de um antigo plugin do IntenseDebate que ainda mantínhamos funcionando para quem acessasse posts antigos do MacMagazine, antes da migração para a rede social de Mark Zuckerberg. Em outras palavras, esperamos que o site fique agora um pouco mais leve/rápido para todos vocês.

Em paralelo, outra coisa que nos incomodava era o fato de o Facebook não oferecer uma API de postagem de comentários — apenas de visualização/curtidas. A gente levou os comentários com essa limitação ao nosso app para iPhones/iPods touch ainda no meio do ano passado, mas até hoje alguns diziam que isso era “inútil” por não poderem comentar pelo próprio aplicativo. Por sinal, em breve liberaremos um update para remover os comentários de lá também.

Notificações de erros

Como se não bastassem os pontos negativos que citamos, muita gente adorava usar a área de comentários para apontar erros em nossas matérias.

Embora sejamos *muito* gratos a todos os leitores que nos ajudam na revisão de posts, os comentários nunca foram a melhor forma de emitir esses alertas. Aproveitando que limamos os comentários, implementamos agora também um método simples de nos notificar sobre erros: basta selecionar a(s) palavra(s) que quiser nos posts e pressionar Shift + Enter para enviar um alerta para nós, ou então clicar no link na linha que aparece logo abaixo dos posts.

As discussões acabaram?

De jeito nenhum, pessoal! 🙂 Conforme explicamos, os tempos agora são outros. A ideia aqui não é matar as discussões, e sim nos adaptarmos à nova realidade.

Queremos que vocês continuem interagindo (quanto mais, melhor!) com todas as nossas matérias, mas achamos que agora o ideal é que façam isso através das nossas redes sociais — Twitter, Facebook, Google+ e/ou Instagram.

»  Twitter  Siga o nosso Twitter
»  Facebook  Curta o nosso Facebook
»  Google Plus  Nos adicione no Google+
»  Instagram  Siga o nosso Instagram

Isso sem falar, é claro, no próprio Fórum MacMagazine — um espaço nativamente dedicado a discussões, que já conta com mais de 33.000 membros cadastrados e tópicos supermovimentados sobre os mais diversos assuntos.

Muitos de vocês (principalmente os que curtem realmente escrever) também possuem sites, blogs e/ou Tumblrs da vida próprios, e é muito legal quando discussões se estendem através de múltiplos sites. Os links estão aí para isso, não é? 😉

·   ·   ·

Temos ciência de que, assim como em todas as mudanças feitas aqui no site (inclusive as que lembramos neste post), esta não irá agradar a todos. Porém, como dissemos, foi algo que ponderamos bastante e que não foi decidido da noite para o dia. Contamos com a compreensão e com o apoio de vocês.

Vamos que vamos!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tópicos do Fórum: desempenho do MacBook Air vs. Pro, migração de PC para Mac, MKV no OS X e mais!

Próx. Post

Enquete: apenas um em cada três leitores do MM consideraria a compra de um iPhone de 8GB

Posts Relacionados