O melhor pedaço da Maçã.

Galeria de screenshots: eis as principais novidades do macOS Catalina

Screenshot básica do macOS Catalina 10.15

Vocês pediram, aqui está. Já trouxemos galerias de screenshots do Modo Escuro do iOS 13, do iPadOS 13 e do watchOS 6. Agora, é hora de voltarmos as nossas atenções ao macOS Catalina 10.15.

Publicidade

A seguir, damos uma passada geral pelas principais novidades do novo sistema operacional de Macs — que deverá ser lançado oficialmente em setembro/outubro.

Adeus, iTunes

Como já explicamos, a Apple está dando adeus ao iTunes no macOS Catalina e dividindo-o em três novos apps: Música, Podcasts e Apple TV.

Tempo de Uso

Uma das novidades do iOS 12 está sendo levada ao macOS nesta nova versão: o recurso Tempo de Uso (Screen Time), com gráficos, notificações, configuração de repouso e limites, restrição de conteúdos, etc.

Publicidade

A novidade já é apresentada logo na configuração inicial do Catalina:

Screen Time no setup inicial do macOS Catalina

E mais algumas screenshots do recurso:

Buscar

Confirmando rumores, os apps Buscar Meu iPhone e Buscar Meus Amigos foram mesclados num novo app chamado Buscar (Find My). E ele chegou ao macOS:

Lembretes

O aplicativo de lembretes foi totalmente redesenhado tanto no iOS 13 quanto no macOS Catalina 10.15, agora muito mais moderno e intuitivo.

Gerenciamento de janelas

Agora, quando passamos o mouse em cima do botão verde do “semáforo” em janelas, temos opções para colocar o app em tela cheia ou alinhá-la lateralmente. Segurando , há mais opções:

Gerenciando janelas no macOS Catalina

Modo Escuro automático

O macOS Mojave já tinha um Modo Escuro, mas o Catalina ganhará uma opção automática assim como o iOS 13. E isso já será oferecido logo na configuração inicial do novo sistema:

Configuração do Modo Escuro no macOS Catalina

Preferências do Sistema

A Apple deu uma reorganizada nelas, no Catalina:

Efeitos no iMessage

Finalmente, ainda que de forma um pouco “precária”, os efeitos de mensagens do iMessage estão saindo do iOS pro macOS.

Efeitos de mensagens no macOS Catalina

Assinatura de PDFs

No Catalina, a Apple está expandindo o recurso de assinatura de PDFs no Pré-Visualização (Preview) para permitir que iPhones/iPads sejam usados para tal — para quem tem o tablet com Apple Pencil, é perfeito:

Assinando PDFs no macOS Catalina

Notarização obrigatória

A partir do macOS Catalina, a Apple passará a obrigar que todos os desenvolvedores passem pelo seu processo de segurança padrão — não só os com softwares publicados na Mac App Store. A empresa quer proporcionar segurança total para usuários, não importa de onde escolham baixar seus apps e games.

·   •   ·

Em breve, é claro, mais! 😉

colaborou: Sílvio Sousa Cabral

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções do dia na App Store: Rollit, 911 Operator, Current Latency e mais!

Próx. Post

Novo vídeo da série “Filmado com iPhone” dá dicas de como fotografar na vertical

Posts Relacionados