Qual é o limite entre inspiração e cópia descarada? Isso é realmente algo muito difícil de definir e, analisando ao longo dos anos, podemos perceber que nem as próprias empresas têm essa noção estabelecida.
Fato é que, vez ou outra, aparecem algumas “ideias” que se assemelham tanto a outras que podemos chamar de “cópia”. Esse parece ser o caso do smartwatch Amazfit Bip, que parece bastante um relógio inteligente que conhecemos muito bem…
O Bip é fabricado pela Huami, que também é fornecedora da Mi Band (da Xiaomi), e, como é bastante notório, ele é muito parecido com o Apple Watch, principalmente se olharmos de longe. É claro, a empresa parece ter tido o cuidado (ou não) de não deixá-lo idêntico ao relógio da Maçã.
Há algumas diferenças, tanto em alguns detalhes externos quanto, é claro, em seu sistema, que é compatível tanto com smartphones com Android quanto com iOS (isto é, não existe uma loja de apps para ele, apenas serve como uma central de notificações dos celulares).
Mas passando por cima da aparência, existem alguns aspectos bem interessantes, como o fato de ele custar apenas US$100 e também por a empresa prometer uma duração de bateria incrível de 4 meses no “modo relógio” (“watch mode”), 45 dias no que chama de “running mode” (modo de corrida) e, caso queira usufruir do GPS, aí sim a autonomia cai para 22 horas, o que é basicamente o padrão para smartwatches. Os termos para cada modo, entretanto, não foram divulgados; pelos nomes podemos supor que, para durar o tempo que prometem, ele necessite ser usado mais como “relógio” e deixar de lado sua parte inteligente.
Além disso, o Bip possui uma tela sensível ao toque de 1,28 polegada, um sensor óptico de frequência cardíaca, GPS, acelerômetro de três eixos e resistência à água com classificação IP68.
O Amazfit Bip pode ser adquirido no site da empresa ou pela Amazon, na cor preta. Variações branca/preta e vermelho/verde possivelmente estarão disponíveis até o final de março.
via The Verge