O melhor pedaço da Maçã.
Shazam

Comissão Europeia investigará aquisição da Shazam pela Apple após países suspeitarem de violação às leis antitruste

Há alguns meses, o mundo tecnológico se surpreendeu com o anúncio de que a Apple estava comprando a Shazam Entertainment, a empresa britânica por trás do famoso aplicativo de reconhecimento musical, por um valor (não confirmado) de US$400 milhões. Tudo parecia correr bem para uma operação sem muitos obstáculos, mas a União Europeia tem algo a dizer sobre isso tudo.

Publicidade

A Comissão Europeia, grupo que protege os interesses do bloco econômico, anunciou hoje que iniciará uma investigação acerca da compra depois que sete países — inicialmente a Áustria, posteriormente acompanhada por Espanha, França, Itália, Islândia, Noruega e Suécia — entraram com um pedido para que a instituição determine se a aquisição não viola nenhuma das leis antitruste da UE ou prejudica a competitividade de outras empresas europeias.

A ação não era de todo esperada, por dois motivos: primeiramente, o valor da aquisição não é grande o bastante para que ela caia automaticamente na lupa da CE. Além disso, Apple e Shazam atuam em áreas muito diferentes e, portanto, uma “fusão” das empresas não constituiria uma possível formação de monopólio ou outra violação das leis antitruste do Velho Mundo.

A CE, inclusive, não comentou de que forma a compra poderia afetar a competitividade de empresas locais — embora o grupo ultimamente tenha passado a focar não só na área de atuação das companhias sendo compradas, mas também nas suas bases de dados e propriedades intelectuais.

Publicidade

Do seu lado, a Apple não comentou o anúncio e provavelmente está, como todos nós, aguardando as cenas dos próximos capítulos para decidir suas próximas jogadas. É bem provável que a ação acabe não dando em nada, mas, ainda assim, não deixa de ser um atraso para a Maçã — que certamente tinha um olho muito grande no HomePod e nas suas capacidades quando tomou a decisão de comprar a Shazam. Ou seja, os primeiros donos do alto-falante terão de esperar um pouco mais para aproveitar o famoso sistema de reconhecimento musical.

via Apple World Today

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ofertas do dia na App Store: Pods, Daily Habits, Screen Capture Pro Movavi e mais!

Próx. Post

Entenda como o funciona o recurso “Saúde da Bateria” do iOS 11.3 e como você poderá deixar o seu iPhone mais rápido

Posts Relacionados