Diversos reviews atestaram. Nós comprovamos. O mundo tecnológico, de uma forma geral, está concordando que o HomePod pode não ser o alto-falante mais potente que você encontrará por aí, mas definitivamente é o que tem a melhor qualidade entre as caixas de som de pequeno/médio porte, como Sonos One e Google Home Max.
Corroborando esse pensamento, mais um review comprovou isso nesta semana. E o elogio foi tão bom que ganhou até retweet do chefão de marketing da Apple.
#Apple #HomePod “…deserves a standing ovation” https://t.co/KHlyQ7cPbL
— Philip Schiller (@pschiller) 12 de fevereiro de 2018
De forma resumida, a análise técnica feita pelo usuário WinterCharm, no Reddit, colocou o HomePod à frente até mesmo da KEF X300A.
A KEF, de acordo com o responsável pelo teste, é uma empresa de alto-falante muito respeitada/amada no mundo dos audiófilos. E os testes feitos por WinterCharm foram tão surpreendentes que ele simplesmente apagou as primeiras medidas e fez tudo de novo acreditando ter errado em algum momento. Para ele, a Apple conseguiu extrair o desempenho máximo de um alto-falante relativamente bem pequeno, uma façanha que merece ser ovacionada de pé.
Em testes levando em consideração os poderes e as capacidades das assistentes virtuais, o HomePod tem realmente se saído pior que os concorrentes — não foi à toa que a Apple resolveu posicioná-lo como uma caixa de som de qualidade em vez de um produto inteligente capaz de tocar música.
Um teste recente feito pela Loup Ventures, por exemplo, concluiu — após mais de 780 perguntas — que a Siri realmente está atrás das concorrentes, respondendo 52,3% das perguntas de forma correta; a Assistente Google (Google Home), por sua vez, foi a grande campeã com uma taxa de acerto de 81%, seguida pela Alexa (64%; Amazon Echo) e pela Cortana (57%; Harman Kardon Invoke).
As avaliações sonoras, contudo, foram muito positivas e, como a maioria dos testes que estamos acompanhando, colocaram o HomePod à frente dos concorrentes nesse quesito.
Mas aí veio a Consumer Reports. Como sempre faz quando a Apple lança um novo produto, a revista também fez a sua avaliação sobre o HomePod. E a conclusão dela destoou bastante do senso comum. De acordo com eles, o alto-falante da Apple ficou atrás dos concorrentes Google Home Max e Sonos One em qualidade de som.
Eis o que eles falaram:
E nossos testadores descobriram que o alto-falante da Apple oferece um desempenho de áudio muito bom, embora não seja o alto-falante sem fio de melhor qualidade em nossas classificações — ou mesmo o alto-falante inteligente mais adequado.
A nota “Qualidade Muito Boa” de som do HomePod o coloca à frente da geração inicial de alto-falantes inteligentes. Mas o Sonos One e o Google Home Max também receberam classificações muito boas — e suas notas de qualidade de som foram ligeiramente superiores.
[…] A CR avaliou a qualidade do som dos alto-falantes, inteligentes ou não, em uma sala de escuta dedicada em que nossos testadores experientes compararam cada modelo com alto-falantes referência de alta qualidade. Cada unidade de testes que permite o controle de usuário é ajustada para uma qualidade de som ideal — queremos que os alto-falantes soem da melhor forma possível.O HomePod servirá bem a muitos fãs de música, mas os testadores da CR ouviram algumas falhas. O baixo do HomePod foi um pouco boomy e enfatizado demais. E os tons médios eram um pouco nebulosos, o que significa que algumas das nuances vocais e de guitarras se perdiam: esses elementos da música não podiam ser ouvidos tão distintamente quanto em alto-falantes mais bem classificados. Os sons de agudos, como os pratos, foram subestimados. Mas o HomePod tocou razoavelmente alto em uma sala de tamanho médio.
Conclusão? No geral, o som do HomePod foi um pouco barrento em comparação com o que o Sonos One e o Google Home Max entregavam.
Eu fiz questão de transcrever o texto para que você leia exatamente a informação que a CR queria passar. Mas convenhamos que é no mínimo estranho ela, apenas ela (que já se envolveu em diversas polêmicas com a Apple, não custa lembrar), colocar o HomePod atrás dos concorrentes assim. A cereja do bolo, na minha opinião, foi a afirmação de que ao menos o HomePod é superior ao Amazon Echo e ao Google Home — produtos focados em assistentes virtuais e que não têm chance nenhuma de competir no mercado e caixas de som de qualidade (basta analisar os preços dos produtos para chegar a essa conclusão).