Até agora, tirando o pequeno atraso para chegar ao mercado, o lançamento do HomePod tem sido praticamente impecável. Ainda ontem rolou uma polêmica acerca de uma avaliação discrepante feita pela Consumer Reports, mas nada significativo; no geral, o produto está sendo elogiadíssimo, até mesmo pela concorrência.
Mas, infelizmente, não demorou muito para surgir um primeiro #gate
para ele. Menos de uma semana após o produto chegar ao mercado, começaram a pipocar por aí relatos de que ele pode manchar móveis de madeira, como mesas e estantes.
Imagens: Pocket-lint e Wirecutter.
Como mostram as fotos acima, após um certo tempo de uso o HomePod pode deixar uma espécie de anel branco sobre a madeira — que, segundo a Apple, não some completamente mas pode ser suavizado se a superfície for limpada com um produto adequado.
Sim, é isso mesmo: a Apple já está ciente do problema. E, pela rapidez em que esses casos estão surgindo, me parece algo bem simples de ter sido detectado durante o desenvolvimento do produto. A pergunta, então, é: por que deixar passar algo assim? 😐
Aqui em casa, meu HomePod está há alguns dias posicionado num móvel de madeira branca, portanto não há nenhuma marca do tipo visível. Mas é evidente que o produto é um forte candidato a ser posicionado em móveis como esses das fotos acima. A recomendação agora, portanto, é que não façam isso — a menos que seja uma madeira envernizada, laqueada ou algo do tipo, imagino eu.
Bad, bad Apple.
via VentureBeat, MacRumors
Atualização 14/02/2018 às 19:30
A Apple rapidamente publicou hoje um artigo de suporte (ainda indisponível em português, é claro) com dicas/recomendações de limpeza e cuidado do HomePod.
Este parágrafo traduzido por nós, especificamente, refere-se ao problema acima:
Não é incomum que qualquer alto-falante com uma base de silicone que vibra deixe algumas marcas quando colocado em certas superfícies de madeira. Essas marcas podem ser causadas pela difusão de óleos entre a base de silicone e a superfície da mesa, e normalmente desaparecem após alguns dias depois que o alto-falante é removido da superfície de madeira. Se não, limpar a superfície gentilmente com um lenço macio ou pano seco pode remover as marcas. Se as marcas persistirem, limpe a superfície por meio do processo de limpeza recomendado pela fabricante. Se você está preocupado com isso, nós recomendamos que posicione o HomePod numa superfície diferente.
Outra alternativa, obviamente, é colocar algum material (como EVA ou qualquer outra coisa, tipo um livro ou até um mousepad) abaixo do HomePod — de preferência recortado em formato de círculo, com o mesmo diâmetro ou um diâmetro um pouquinho maior que o da base.
Novamente, pela própria rapidez em que o artigo foi ao ar, tudo indica que a Apple já estava ciente do problema. Isso acontecer logo depois de toda a polêmica de iPhones ficando mais lentos devido a baterias desgastadas, que teria sido evitada ou absurdamente reduzida caso a empresa tivesse sido proativa/transparente em sua comunicação, é uma vergonha. Pelo jeito, ainda não aprenderam. 🤔
via iMore
Atualização II 15/02/2018 às 14:50
E veja só: não demoraram a descobrir que as caixinhas da concorrente Sonos podem causar exatamente o mesmo problema.
O formato da base de silicone da Sonos é um pouco diferente e aparentemente menos do material tem contato com a madeira do que a base do HomePod, porém ela deixa uma marquinha também.
Ainda assim, isso não tira a responsabilidade da Apple de tentar corrigir isso, é claro.
via Tom’s Guide