Ontem (15/2), a Apple enviou um aviso a desenvolvedores com uma atualização em seus termos de avaliação de novos apps.
De acordo com o comunicado, a partir de abril de 2018, todos os aplicativos enviados à avaliação da App Store precisarão necessariamente terem sido criados utilizando o SDK1Software development kit, ou Kit de desenvolvimento de software. do iOS 11, o qual pode ser encontrado no Xcode 9 ou posterior.
A Apple também afirma que todos os novos apps projetados para o iPhone, mesmo aqueles que são universais, deverão ter suporte à tela Super Retina HD do iPhone X. Ou seja, será necessário suportar a resolução de 1125×2436 pixels para a orientação vertical e de 2436×1125 pixels para a horizontal, além de precisar respeitar as áreas seguras e os layouts adaptativos. Outro futuro requerimento são screenshots próprias do iPhone X.
Essas exigências têm o propósito de, além de se certificar que os apps funcionem bem no aparelho mais novo da Maçã, fazer com que desenvolvedores de fato utilizem os recursos e as novas tecnologias que vieram no iOS 11, como o Core ML, o ARKit, as novas APIs da câmera, o SiriKit e muito mais.
Mas como normalmente a Apple procede, ela dará um tempo até que os desenvolvedores tenham se adaptado, já que os requerimentos terão início somente em abril. E em relação aos apps criados com SDKs anteriores e que já estão na App Store, possivelmente a Maçã continuará permitindo que eles permaneçam apenas por um tempo na loja, e depois requererá que sejam atualizados para o mais novo SDK também.
Portanto, se você é desenvolvedor e ainda não entrou nesses parâmetros, é melhor que faça isso logo para que não haja nenhum problema mais adiante.
Notas de rodapé
- 1Software development kit, ou Kit de desenvolvimento de software.