O melhor pedaço da Maçã.

Apple Pay continua crescendo a passos largos, mas apenas 16% dos usuários de iPhone usam o sistema, revela pesquisa

Apple Pay com Visa

O Apple Pay é um sucesso inquestionável, como a Maçã faz questão de pontuar em quase todas as suas keynotes e conferências de resultados financeiros. O que o pessoal de Cupertino evita divulgar (ou divulga de forma incompleta) são números concretos — na maior parte das vezes, só ouvimos que a plataforma cresceu não sei quantos por cento ou está sendo adotada por “x” vezes mais negócios.

Publicidade

Agora, esta pesquisa da Loup Ventures pode dar nome aos bois — ou, mais precisamente, mostrar em números reais o sucesso do Apple Pay e, ao mesmo tempo, demonstrar algo que, creio eu, muita gente suspeitava: mesmo crescendo rapidamente, ainda há um enorme espaço para o sistema de pagamentos tornar-se muito, muito maior.

De acordo com a firma, existem hoje no mundo 127 milhões de usuários do Apple Pay, um salto espetacular considerando os 62 milhões de adeptos da plataforma no mesmo período do ano passado. Além disso, a quantidade de bancos suportando o sistema cresceu 41% no período — foi de 1.922 para 2.707 instituições — e, dentre as 100 maiores varejistas online, o crescimento também foi vistoso, ainda que com uma base não muito grande: 85% entre sites móveis (agora, são 24 deles), 56% em sites para desktop (já são 14) e 9% em aplicativos (24, atualmente).

Pesquisa da Loup Ventures sobre Apple Pay

Os números animam, mas há de se considerar um aspecto: estes 127 milhões de usuários do Apple Pay representam apenas 16% da base de iPhones no mundo, hoje. Ainda que a porcentagem refira-se a todos os smartphones da Maçã ativos (e uma parcela mais antiga deles não oferece suporte ao sistema), é possível deduzir que a plataforma ainda tem um enorme espaço para crescimento.

Publicidade

A Loup Ventures afirma que a taxa de adoção do Apple Pay é muito mais lenta nos Estados Unidos do que em países europeus e asiáticos, onde o uso de sistemas de pagamento sem contato já era difundido antes da chegada da plataforma da Maçã; ou seja, os consumidores já estavam acostumados com esses métodos alternativos de transação e, portanto, foi um processo mais natural transportá-lo aos seus smartphones.

Há de se levar em conta, também, que a disponibilidade do Apple Pay ainda está limitada a um punhado de países e o sistema só atingirá sua popularidade máxima quando chegar a um número razoável de territórios. Brasil, estou olhando para você.

via iClarified

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

App Store agora permite até dez screenshots por dispositivo nas páginas dos aplicativos

Próx. Post

Conheça a caneta inteligente rival do Apple Pencil, porém mais barata e sem bateria

Posts Relacionados