O melhor pedaço da Maçã.

Versão 3.0 do app Anchor permite criar e distribuir podcasts para diversas plataformas com apenas um toque

MacStories
Anchor 3.0 para podcasts

Há dois anos, nós falamos sobre um aplicativo muito interessante sobre podcasts, que era mais conhecido como uma “rede social de podcasts”.

Publicidade

O Anchor evoluiu bastante de lá para cá e, agora, está recebendo muita atenção de diversos sites pelo mundo por facilitar a criação e, principalmente, a distribuição desse conteúdo.


Ícone do app Spotify for Podcasters
Spotify for Podcasters de Spotify
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 5.16.0 (117.2 MB)
Requer o iOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app Spotify for PodcastersScreenshot do app Spotify for PodcastersScreenshot do app Spotify for PodcastersScreenshot do app Spotify for PodcastersScreenshot do app Spotify for PodcastersScreenshot do app Spotify for PodcastersScreenshot do app Spotify for PodcastersScreenshot do app Spotify for PodcastersScreenshot do app Spotify for Podcasters

Como já dissemos quando publicamos sobre ele pela primeira vez, o Anchor era como um Twitter de áudio, com uma limitação de 2 minutos. A partir da versão 3.0, o app permite que se grave “segmentos” (como “capítulos” de um podcast) de até 1 hora — se você juntar vários segmentos, consegue fazer o podcast com a duração que quiser!

A ideia de segmentos é bastante interessante, principalmente na hora de você editar o seu episódio, bastanto arrastar para cima e para baixo para modificar a ordem de seus segmentos. Por enquanto, esta versão não permite cortar áudios (remendá-los) ou fazer edições mais profissionais nele, mas as opções que já existem são bastante interessantes.

Anchor 3.0 para podcasts
Screenshots: MacStories

Para “montar” os segmentos do seu episódio, você pode escolher entre adicionar uma gravação de voz diretamente no app (e você pode escolher uma música de fundo depois que terminar de gravar), adicionar uma vinheta de transição (há sons pré-definidos que podem ser escolhidos) e ainda pode iniciar uma chamada de voz com seus amigos diretamente do app — e, quando terminar, adicionar essa gravação ao seu episódio. Basta apenas lembrar que a proposta é agilizar o processo, então não é possível editar essa chamada (pelo aplicativo).

Publicidade

Mesmo assim, ele tem uma versão web na qual você pode baixar os arquivos criados e também fazer upload de qualquer arquivo no seu computador — assim, se você preferir, pode fazer as modificações em ferramentas externas e, depois, “jogar” no aplicativo.

Outra opção muuuito bacana é a possibilidade de enviar e receber mensagens de áudio de até 2 minutos. Você pode pedir para seus ouvintes lhe enviarem mensagens e, então, dar lugar em seu podcast para essas pessoas. Você também pode responder a esses áudios e, caso queira, criar todo um podcast a partir de áudios pequenos, ótimo também para quem não pode se reunir com os amigos para uma chamada ao vivo.

Anchor 3.0 para podcasts

Como o app foi criado primeiramente para ser uma rede social de podcasts, existe também uma área para você ouvir os conteúdos criados para a plataforma. A maneira como os segmentos são vistos e a possibilidade de “curtir” (bater palmas) é legal, mas uma das coisas mais bacanas é que o criador de conteúdo pode adicionar como um segmento do seu episódio faixas do Spotify ou do Apple Music (apenas uma prévia, é claro), que só quem ouve o podcast pelo app poderá reproduzir.

Publicidade

Entretanto, o diferencial desta versão é o fato de poder levar o seu podcast para outras plataformas, o que foi uma jogada realmente genial. Com literalmente um botão, você pode criar o seu podcast para ser divulgado no Apple Podcasts, no Google Play Music, no Overcast e no Pocket Casts, sem que você precise passar por toda a burocracia de hospedagem e outros detalhes necessários para publicar os episódios. E se você já tem podcasts publicados e quiser importar episódios, também pode fazer isso muito facilmente.

Publicidade

No site do Anchor, você também tem acesso a alguns dados analíticos para que acompanhe de perto o número de reprodução dos seus episódios e alguns outros detalhes.

YouTube video

Se você é como eu (sempre teve vontade de começar algo do tipo mas usava a desculpa de que era muito trabalhoso), certamente verá no app uma oportunidade para tirar as suas ideias do papel.

O Anchor 3.0 está disponível gratuitamente para iOS, na App Store e para Android no Google Play — além de em qualquer navegador, no site Anchor.fm.

via TechCrunch

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mural MM, edição XI

Próx. Post

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 19 a 25 de fevereiro

Posts Relacionados