Há alguns meses, comentamos aqui sobre como a Apple era campeã em lealdade dos usuários em quase todos os segmentos nos quais atua; aquela pesquisa, entretanto, englobava apenas hardware. E quando o assunto são sistemas operacionais? Bom, de acordo com este novo levantamento [PDF] da Consumer Intelligence Research Partners (CIRP), a Maçã tem uma pequena desvantagem no mundo móvel.
Ao longo de 2017 — e considerando dados relativos apenas aos EUA —, o Android obteve uma taxa de lealdade de 91%, enquanto o iOS ficou em 86%. Ambos são índices bem altos, porém o mais interessante é notar que a superioridade do robozinho verde no quesito é intocada já há alguns anos, como podemos ver no gráfico abaixo:
A taxa de lealdade, na métrica da CIRP, é definida como a porcentagem de consumidores que ficou com o sistema operacional que utilizava anteriormente na compra de um novo smartphone durante os 12 meses de 2017. As pesquisas da firma sobre o assunto são realizadas a cada trimestre, e as taxas, como podemos ver na imagem acima, apresentam variações bem pequenas ao longo do tempo.
Os pesquisadores explicam o que causa esse “marasmo”:
A lealdade dos consumidores está tão alta como sempre vimos, com 85-90% em todos os pontos. Com somente dois sistemas operacionais móveis a esse ponto, parece que os consumidores agora escolhem um, aprendem a usá-lo, investem em aplicativos e armazenamento, e ficam com ele. Agora, a Apple e o Google precisam descobrir como vender produtos e serviços para essas bases leais de consumidores.
A vantagem do Android, aqui, pode ser explicada por alguns fatores, como explicou a CIRP. A principal delas, claro, é o número muito maior de aparelhos e marcas disponíveis para esses usuários escolherem. Apesar disso, é bom ter em mente que, mesmo com o sistema do Google ganhando em taxa de lealdade, tem mais gente indo do Android para o iOS do que vice-versa por um simples motivo: base de usuários.
Nós sabemos que o Android tem uma base de usuários maior que o iOS, e, por causa dessa maior base, o número absoluto de usuários que vai do Android para o iOS é tão grande quanto ou maior que o número absoluto de usuários que vai do iOS para o Android. Olhando para os números absolutos de usuários dessa forma ajuda a entender a afirmação de que o iOS ganha mais usuários do Android que vice-versa.
Por isso, o desafio das duas empresas agora, além de conquistar ainda mais os usuários que já têm, é capturar essa pequena taxa de consumidores dispostos a trocar de plataforma. Cada uma das gigantes está se esforçando para aprimorar seus respectivos produtos e a briga nos próximos anos será muito boa — será que veremos mudanças nestes índices? Eu mal posso esperar para ver.
via 9to5Mac