O melhor pedaço da Maçã.

Apple cai da 5ª para a 29ª colocação em pesquisa de reputação de empresas americanas

Harris Poll 2018

Na maioria das vezes em que a Apple aparece em algum ranking de marcas ou empresas, ela geralmente está por cima da carne seca, no topo da lista ou sempre crescendo.

Publicidade

Esse não é o caso, entretanto, do ranking realizado anualmente pela Harris Poll, que lista as empresas com as melhores reputações dos Estados Unidos. Se no ano passado a Apple estava pomposa em 5º lugar, enquanto sua rival Samsung caía vertiginosamente, agora foi a vez da própria Maçã de sofrer uma bela queda.

Harris Poll 2018

Essa pesquisa é realizada desde 1999 e, desta vez, foram entrevistados 25.800 adultos nos EUA sobre a reputação das marcas corporativas “mais visíveis”, durante o período entre 11 de dezembro a 12 de janeiro.

Publicidade

Acredite se quiser: na pesquisa de 2018, a Apple caiu exatamente 24 posições, indo do 5º para um desconfortável 29º lugar. Mas ela não está só, nessa queda: o Google também foi uma das empresas que caiu consideravelmente, indo da 8ª para a 28ª colocação — mesmo assim, ainda uma posição à frente da Maçã.

John Gerzema, CEO da Harris Poll, contou à Reuters em uma entrevista que a Apple e o Google caíram provavelmente pelo fato de “não terem apresentado tantos produtos que atraíram a atenção do público como foi na época em que o Google lançou ofertas gratuitas como o processador de texto do Docs ou o Maps, e o ex-CEO da Apple, Steve Jobs, apresentou o iPod, o iPhone e o iPad”.

As empresas que estão nas alturas este ano são a Amazon, que ficou em primeiríssimo lugar, a Wegmans em segundo e a Tesla, que acabou conquistando a terceira posição — especificamente em relação à empresa comandada por Elon Musk, o CEO da Harris apostou que a escalada até o topo se deu pelo grande apelo no marketing:

A Tesla, de Elon Musk, subiu […] com a força de enviar o Tesla Roadster para o espaço a bordo de um foguete SpaceX — apesar de um sucesso passageiro ao entregar carros a tempo na Terra. Ele é um estilista de carnaval moderno — é incrível. Essa atitude de “A Coisa Certa” é capaz de capturar a imaginação do público quando todas as notícias são incrivelmente negativas. Eles estão preenchendo um vazio de otimismo.

É, ao que parece, nem o iPhone X e seus Animojis conseguiram despertar tanto o interesse do público a ponto de fazer a Maçã permanecer com um lugar privilegiado nessa lista. Nem sempre se pode estar lá em cima, né?…

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo bundle inclui 10 apps para Mac com 96% de desconto!

Próx. Post

Promoções do dia na App Store: PicFrame, Remote Control for Mac, Social Media Lab e mais!

Posts Relacionados