Seja se for para usar como uma ferramenta útil ou apenas para entretenimento, já surgiram muitos exemplos interessantes de como o ARKit está levando a realidade aumentada para um patamar mais elevado.
E se você acha que todas as categorias dentro de AR já tinham sido exploradas, talvez tenha se esquecido do gênero “terror” que, por algum motivo, as pessoas parecem adorar.
Chama a Samara!
Em dois vídeos diferentes, podemos ver a capacidade do framework da Apple trabalhando em prol de trazer a Samara, do filme “O Chamado”, para a “vida real”; o primeiro tem efeitos mais computadorizados, enquanto o segundo realmente pode proporcionar um desconforto verdadeiro… o que em si já demonstra a qualidade da tecnologia.
I reenacted a famous scene from 'The Ring' to bring #horror movies to life in AR#madewithunity #ARKit pic.twitter.com/fRU2ul56ki
— Abhishek Singh (@shekitup) 21 de fevereiro de 2018
Reencontrei uma cena famosa de “O Chamado” para trazer os filmes de
#terror
para a vida em AR.#madewithunity #ARKit
Jogo Jurassic World Alive
A Samara eu quero é longe de mim, mas talvez ver dinossauros de perto, como se fossem reais, deve ser uma experiência muito bacana.
E, de acordo com o The Verge, isso vai se tornar em breve realidade com o jogo oficial Jurassic World Alive.
A desenvolvedora Ludia explicou um pouco sobre o que poderemos esperar, afirmando que os jogadores vão utilizar um mapa para localizar os dinossauros e, com um drone dentro do jogo, poderão coletar amostras de DNA. Além disso, gamers poderão capturar, aumentar o nível e batalhar com seus dinossauros, e até tirar fotos deles.
O lançamento de Jurassic World Alive será durante o período da primavera nos Estados Unidos, que compreende o final de março até junho, e será compatível com dispositivos iOS e Android. Se você curtiu, pode colocar seu email na página oficial para ser avisado sobre o lançamento.
Túnel infinito
O ARKit pode realizar muitas proezas interessantes, mas o artista sueco Peder Norrby decidiu juntar o rastreamento facial do framework e a câmera 3D do iPhone X. Assim, ele criou uma ilusão ótica para lá de peculiar.
https://www.youtube.com/watch?v=XttE8pWQJO4
No vídeo acima, que mostra um túnel infinito reproduzido na tela do iPhone X, também é possível ver como o artista conseguiu fazer com que a ilusão de ótica funcionasse: primeiro ele rastreia a posição do olho e, então, ajusta a imagem que está sendo exibida na tela do smartphone.
Ao rastrear a posição do seu olho e ajustar a imagem exibida na tela do iPhone X, Norrby é capaz de criar a ilusão de que você está olhando para baixo em um buraco tridimensional. Além disso, com o ARKit, a segunda parte do vídeo mostra espécies de torres saindo 3D saltando do iPhone.
Outros exemplos
Por certo, o ARKit será — e já está sendo — aplicado para diversas áreas da vida. Os últimos exemplos abaixo mostram o quão específico seu uso pode ser.
Real-time photogrammetry with #ARKit pic.twitter.com/4kqnI84ypa
— Tim Field (@nobbis) 10 de março de 2018
Fotografia em tempo real com
#ARKit
Seja lá o que for fotogrametria e para o que serve, um desenvolvedor levou o framework para realizar o efeito em tempo real.
Já Andrew Hart foi mais além e criou uma ferramenta para ajudar outros desenvolvedores que queiram utilizar o ARKit com mapas diversos:
I’ve been working on an AR Location toolkit for developers, built on top of ARKit. I’m starting with Point Of Interest experiences. pic.twitter.com/6tXDnQaN2E
— Andrew Hart (@AndrewProjDent) 22 de fevereiro de 2018
Eu venho trabalhando em um conjunto de ferramentas AR de localização para desenvolvedores, construído em cima do ARKit. Estou começando com as experiências de Ponto de Interesse.
No exemplo do vídeo, é possível apontar para o horizonte e o aparelho reconhece pontos de interesse, atrações turísticas e, também, algumas informações sobre esses locais, monumentos ou o que for.
Hart contou ao Cult of Mac que o maior problema com a localização em realidade aumentada ainda é a falta de precisão do GPS e da bússola do aparelho, algo que dificulta bastante a maneira como tudo acaba se alinhando.
Ainda assim, o resultado ficou bastante interessante e, certamente, muitos aplicativos de mapas poderiam fazer uso dessa ferramenta.
· • ·
Se todos esses exemplos já estão incríveis olhando diretamente para a tela, imagine agora quando (ou se) surgir um dispositivo próprio para AR da Apple, tipo uns óculos da Maçã?
via Cult of Mac, 9to5Mac: 1, 2