Mais uma semana, mais novidades na rede social de fotos favorita (ou… não) de todo mundo. Além de dois recursos em fase de testes que poderão chegar muito em breve, o Instagram está adicionando hoje um que facilitará muito a vida das marcas com presença forte na rede e/ou que anunciam seus produtos por lá — e, ao mesmo tempo, pode colocar em petição de miséria as contas bancárias dos usuários menos… controlados.
Digo isso porque a rede está, após a estreia nos EUA, expandindo para o Brasil (e oito outros países, incluindo o Canadá, a Alemanha e a França) o recurso de compras no Instagram. Com a ferramenta, perfis comerciais podem “marcar” suas fotos com os produtos nela apresentados — as janelinhas mostrarão o preço dos itens e, se tocadas, levarão o usuário a uma página com mais detalhes e um botão de “Compre Agora”, que redireciona para a loja online da marca em questão.
A ideia do Instagram é, eventualmente, faturar em cima do recurso mostrando fotos com produtos à venda na seção “Recomendado para você” para os perfis que quiserem anunciar desta forma. Se você tem uma conta comercial na rede e quer utilizar a ferramenta, é necessário criar nove posts com o recurso e ele será habilitado automaticamente.
Não se esqueça de marcar tudo direitinho, hein?
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Mudando para assuntos um pouco mais incertos, o Instagram pode estar perto de anunciar dois novos recursos ao seu aplicativo. O primeiro deles é um novo efeito de câmera na tela dos Stories que daria aos usuários resultados semelhantes ao do Modo Retrato, dos iPhones recentes.
Ou seja, por meio de técnicas de inteligência artificial, o Instagram estaria testando a implementação de efeitos como o bokeh (que desfoca o fundo da foto, mantendo apenas o objeto em primeiro plano destacado) ou os vários modos do recurso Iluminação de Retrato, que emula luzes profissionais de estúdio nas suas selfies — tudo isso sem precisar de um hardware avançado, como a câmera TrueDepth do iPhone X.
Um leitor do TechCrunch compartilhou as descobertas com o site após analisar uma versão prévia do aplicativo para Android, notando que o recurso, por enquanto, é batizado de “Focus”. Não se sabe, entretanto, quando (ou se) ele pintará para os usuários.
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A segunda possível novidade é uma espécie de versão nativa do recurso “regram”, já realizado por vários aplicativos de terceiros e que permite aos usuários reproduzir posts de outras contas em suas próprias linhas do tempo. A diferença é que, na ferramenta que poderá chegar aos usuários, não teremos um simples botão de compartilhamento (como já especulamos aqui); em vez disso, o recurso será mais parecido com o de citar tweets no Twitter.
A ideia aqui é que o post que você quiser compartilhar seja exibido numa janela dentro de uma Story sua, onde você poderá adicionar comentários ou estilizar o conteúdo da maneira que quiser. Ao clicar na janela dentro da sua Story com o post em questão, o usuário poderá ir até a foto/o vídeo original; naturalmente, usuários poderão bloquear a opção e impedir que seus posts sejam compartilhados dessa forma, caso não o queiram.
O Instagram confirmou ao TechCrunch que está testando o recurso com um pequeno número de usuários, então é possível que ele chegue às nossas mãos num futuro próximo. Curtiram?