Desde 2014, Apple e IBM têm um acordo que visa transformar a mobilidade empresarial, ou seja, a forma como diversas empresas de muitas indústrias/segmentos podem trabalhar com seus dispositivos móveis. Como? Investindo em aplicativos que solucionam problemas e permitem resolver tudo sem a necessidade de você estar dentro do escritório, usando um computador.
Já são mais de 100 aplicativos criados com esse intuito e, de quebra, a IBM abriu alguns espaços físicos espalhados pelo mundo para clientes criarem mais apps. Hoje, um novo passo foi dado pelas empresas.
Agora, é possível integrar o IBM Watson ao Core ML (machine learning, ou aprendizado de máquina), permitindo que apps para iOS tenham acesso ao sistema de programação cognitiva da IBM rodando diretamente em iPhones e iPads.
O Watson é hoje um sistema poderosíssimo. São diversas APIs1Applications programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. disponíveis as quais permitem que você crie seus próprios programas/sistemas/aplicações cognitivas (que englobam entender emoções, interpretar textos e imagens, dar respostas em chatbots, ouvir sons e assim por diante).
Integrando apps ao Watson, podemos marcar e classificar imagens (cenas, objetos, rostos, cores, alimentos e vários outros tipos de conteúdo), personalizar modelos (você pode criar e treinar classificadores de imagem personalizados usando as suas próprias coleções de imagens para atender às necessidades de sua empresa) e treinar modelos com aprendizagem contínua (construa modelos com uma única linha de código que continuam aprendendo e melhorando ao longo do tempo).
Um exemplo claro de uso: técnicos de campo de uma determinada empresa poderiam apontar a câmera do iPhone para uma máquina e identificar a marca e o modelo para solicitar as peças que precisam ser reparadas (a empresa pode treinar um modelo para reconhecer todas as diferentes máquinas usando o recurso de reconhecimento de imagem do Watson).
Para tornar tudo mais fácil, a IBM também anunciou um console de nuvem para simplificar a conexão entre o processo de construção do modelo Watson e a inserção desse modelo no aplicativo que está sendo executado no dispositivo Apple.
Estamos vendo aqui o começo de uma relação que pode, sem dúvida, gerar muitos frutos para empresas, tornando apps empresariais cada vez mais inteligentes.
via TechCrunch
Notas de rodapé
- 1Applications programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.