As produtoras de programas CAD1Computer-aided design, tipo de software apropriado para desenhos técnicos digitais. já perceberam há algum tempo o potencial das plataformas móveis — basta ver que a maior delas, a Autodesk, já oferece versões mobile do AutoCAD para smartphones e tablets há algum tempo.
Agora, parece que outra gigante do segmento, a Corel, está chegando à mesma conclusão: ela está lançando hoje a primeira versão do CorelCAD Mobile para iPhones e iPads.
Com o aplicativo gratuito, é possível visualizar e realizar anotações básicas em arquivos DWG 2D ou 3D importados de um computador. O app, entretanto, oferece uma assinatura que revela os seus reais poderes: pagando US$100/ano ou US$10/mês, é possível realizar edições nos arquivos 2D, mudanças em modelos já prontos com mais de 150 recursos de desenho e modelagem, visualização avançada de modelos 3D e ferramentas de anotação aprimoradas, que incluem até mesmo a inserção de clipes de voz ou imagens externas no arquivo.
Segundo a Corel, as ferramentas foram adaptadas para a interface sensível ao toque e os projetos podem ser importados/exportados por meio de serviços como Google Drive, Dropbox ou Box (nenhum comentário sobre o iCloud, entretanto); arquivos também podem ser salvos localmente nos iGadgets. Tudo, claro, funciona em consonância com o CorelCAD para macOS e Windows, então seus arquivos criados no computador funcionarão perfeitamente nas telas dos smartphones ou tablets — ao menos essa é a promessa da Corel, no caso.
O CorelCAD Mobile é compatível com o iOS 9 e superiores e pode ser baixado gratuitamente na App Store.
via AppleInsider
Notas de rodapé
- 1Computer-aided design, tipo de software apropriado para desenhos técnicos digitais.