O melhor pedaço da Maçã.

Simple Help Editor facilita a criação de sistemas de ajuda para aplicativos do Mac OS X

07-shQuem desenvolve software para Mac costuma mandar bem: após alguns meses usando o sistema da Apple em meu próprio MacBook, ainda não encontrei um aplicativo totalmente inútil ou que não satisfaça minhas necessidades — apesar de não duvidar que existam. No entanto, mesmo em uma plataforma que preza pela funcionalidade e facilidade de uso, cedo ou tarde um usuário terá de recorrer a um sistema de ajuda para alguma coisa.

Publicidade

Alguns desenvolvedores não costumam estruturar esse tipo de coisa em aplicativos pequenos, simplesmente devido ao seu conjunto de recursos não justificar a necessidade de recorrer a algumas regras. Elas são propostas pela Apple em seu visualizador padronizado de ajuda, que podem tornar um pouco complicada a elaboração desse recurso. No entanto, não é de hoje que existem ferramentas de terceiros para ajudar nessa tarefa, e o Simple Help Editor, recentemente atualizado para a versão 4.0, é uma delas.

Simple Help Editor

Desenvolvido pela PandaWare, ele é capaz de produzir sistemas de ajuda adaptando o design das páginas para os visualizadores do Mac OS X (e também do Windows), então o responsável pela elaboração dos artigos precisa se preocupar apenas com o essencial. Quando for a hora de salvar o trabalho para uso no aplicativo, o design correto é aplicado à plataforma escolhida no momento da criação do documento. Confira um exemplo:

Ajuda do Mac OS X com arquivo criado no Simple Help

Também é possível criar documentações adaptadas para visualização em navegadores web, podendo ser hospedadas em um servidor online (ou não). Em ambos os casos, toda a estrutura de tópicos, links e formatação são criados automaticamente para você, o que também elimina a necessidade de se preocupar com código para as páginas.

Publicidade

Ao produzir conteúdo para o visualizador de ajuda do Mac OS X, o desenvolvedor também pode tirar proveito de algumas funcionalidades exclusivas. É possível incorporar (embed) vídeos no formato QuickTime sob a forma de quick tours, bem como oferecer links especiais para AppleScripts capazes de executar funções de exemplo, ajudando o processo de compreensão de certos recursos por parte do usuário.

O Simple Help Editor é um binário universal, compatível com o Mac OS X 10.3.9 ou superior (existe também uma versão para Windows). Ele pode ser adquirido no site da PandaWare por US$50 (single-user, para uma plataforma), mas uma versão trial também está disponível para que você o avalie por 30 dias antes de considerar a compra.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Dock Gone esconde o Dock do Mac OS X enquanto você não precisa dele

Próx. Post

Intel apresenta nova plataforma móvel para fabricantes, prometendo avanços em gráficos integrados

Posts Relacionados