Em novembro passado nós falamos aqui no site sobre a chegada da Carteira Nacional de Habilitação Digital ao Distrito Federal. Na época, falamos também sobre o prazo de implementação da CNH Digital, que era para chegar a todos os estados brasileiros no dia 1º de fevereiro de 2018, mas foi adiado para 1º de julho.
Pois bem. Hoje, o estado de São Paulo disponibilizou o acesso a ela. E de forma gratuita!
Para ter a sua CNH Digital, é preciso ter uma carteira de habilitação com um código QR impresso na sua parte interna (elas começaram a ser emitidas em maio de 2017). Se você ainda está com a versão antiga da carteira, é possível solicitar uma 2ª via do documento pelo site do Detran do seu estado ou presencialmente (obviamente, trata-se de um serviço pago; em SP, o custo é de R$42,41). Se você já tem essa carteira com código QR, existem duas opções para ter acesso à versão digital:
- Se você já tiver um certificado digital, o e-CPF, pode fazer o pedido da CNH digital após preencher o cadastro no site do Denatran.
- Se você não tem um certificado digital, é preciso ir a um posto de atendimento do Detran para finalizar o cadastro.
Feito isso, basta acessar o aplicativo CNH Digital com a sua conta, fornecer um código de ativação enviado pelo Denatran e criar uma senha de quatro dígitos para acesso. Por segurança, os dados do documento digital ficam atrelados sempre a somente um aparelho; caso você troque de smartphone ou ele seja roubado, será necessário informar o seu novo aparelho (utilizando a mesma senha de acesso ao Portal de Trânsito para desbloqueio do telefone novo). Fazendo isso, a CNH Digital do aparelho anterior será bloqueada automaticamente (após o desbloqueio do novo).
Aos que tiverem alguma dúvida sobre o processo, o Denatran colocou no ar uma página com um tutorial bem detalhado, explicando todos os passos para você tirar a sua CNH Digital.
O documento digital possui o mesmo prazo de validade da versão em papel e o mesmo valor jurídico — e sua emissão é, obviamente, totalmente opcional.
via Tecnoblog