No dia 25 de março, o aplicativo bastante popular de nutrição MyFitnessPal comunicou aos seus usuários que sofreu um ataque em fevereiro, e que uma fonte não autorizada “obteve dados associados às contas do app”.
O aplicativo tem muitas avaliações positivas e já foi “Escolha dos Editores” da App Store, estando constantemente entre os mais baixados da loja na categoria Saúde e fitness.
A empresa, pertencente à marca Under Armor, anunciou que a estimativa é de que 150 milhões usuários tenham sido infectados pela brecha e tiveram seus dados comprometidos, incluindo endereço de emails, logins e senhas. Felizmente, nenhuma informação mais relevante ou em relação a pagamentos foi vazada.
Assim que a empresa ficou sabendo disso, tomou medidas para entender a natureza e o tamanho do problema, e suas equipes estão trabalhando com “as principais empresas de segurança de dados” a fim de ajudar na investigação.
Como medida de prevenção, todos os usuários do app estão sendo notificados, recebendo informações de como podem proteger seus dados, assim como são aconselhados a alterar suas senhas imediatamente.
Portanto, se você é usuário do app MyFitnessPal, tome as devidas precauções — pois todo cuidado é pouco!
dica do Paulo Cézar Pereira Corrêa