Não parece ser exagero dizer que, entre as cinco Big Techs, a Apple é a empresa mais visada por projetos de lei e regulações estatais — isso por causa de temas que dividem opiniões, como o sideloading e a famosa taxa da App Store.
E essa crescente para cima da Maçã está fazendo com que ela invista cada vez mais em estratégias de lobbying, a fim de derrubar legislações desfavoráveis a seus negócios — o que é adotado por praticamente todas as grandes empresas.
De acordo com dados públicos divulgados pela CNBC, a Apple foi a Big Tech com o maior aumento percentual de gastos com lobbying nos Estados Unidos em 2022, mesmo que ainda seja a que menos gasta no setor se olharmos os números absolutos.
Segundo os dados, a Apple aumentou seus gastos em 44% no ano de 2022 em relação a 2021, tendo desembolsado cerca de US$9,4 milhões ao longo de todo o ano — o que é um recorde para a empresa de Cupertino.
Ao mesmo tempo, a Microsoft gastou US$9,8 milhões, o Google US$10,9 milhões, a Meta US$19,2 milhões (um decréscimo de 4,6% no investimento, diga-se) e a Amazon, US$19,7 milhões.
Quando olhamos para os dados das cinco Big Techs juntas, vemos que houve um aumento de 5% em relação a 2021, com um gasto total de US$69 milhões em lobbying junto ao governo americano.
Ao que tudo indica, o aumento do investimento da Apple vem dando certo, visto que uma campanha agressiva da empresa é vista como um dos fatores que impediram projetos de lei antitruste serem votados em plenário nos EUA.