Comprar é uma atividade divertida (às vezes até demais), seja numa loja física ou num site de ecommerce. Lojas virtuais têm suas vantagens (estão abertas 24 horas por dia, 7 dias por semana, têm ferramentas de busca), mas nelas é quase impossível reproduzir a sensação de entrar num ambiente decorado com bom gosto e interagir com um pessoal de vendas bem treinado, ou então conversar e trocar experiências com outros consumidores.
Uma patente garantida pela Apple foi concebida com o objetivo de suprir essa deficiência mediante o emprego de um ambiente tridimensional no qual as pessoas podem interagir como se estivessem numa loja de verdade, aproximando às experiências da Apple Retail Store e da Apple Online Store.
O esquema grosseiro na ilustração acima indica a experiência de uma compradora hipotética, chamada “Alice”, que visita uma loja no site da empresa “Acme” ao meio-dia. O ambiente seria detalhado ao ponto de refletir a hora em que a loja é visitada (se fosse à noite, exibiria uma lua ou o céu estrelado) e decorações especiais poderiam ser aplicadas de acordo com a necessidade/ocasião (como um padrão de cores para combinar com o outono, por exemplo).
Só achei estranho esta patente ter sido garantida à Apple, já que o Second Life contava com ambientes comerciais há um bom tempo (se bem que eles apenas eram usados para vender itens virtuais ou fazer divulgação) e a PlayStation Home tem propostas bem próximas (novamente, para bens digitais). O escritório de patentes deve saber o que está fazendo, então vou me limitar apenas a dizer: “Cupertino, start your photocopiers!”
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Dentre outras patentes garantidas hoje pela Apple, estão o design de portas escondidas do MacBook Air e um sistema de detecção de umidade que pode ser usado para identificar defeitos que não são cobertos pela garantia nominal de seus gadgets.
[via Patently Apple]