O melhor pedaço da Maçã.
Touch ID no iPhone 6s

Mais uma: companhia coreana alega que Apple teria infringido patente com o Touch ID

Ainda ontem, trouxemos o caso da briga judicial entre Apple e VirnetX, que envolve patentes relacionadas a FaceTime, VPN e iMessage. Hoje, uma empresa coreana veio a público alegando que a Apple teria infringido patentes relacionadas a outra tecnologia amplamente utilizada pela Maçã nos seus aparelhos desde 2013, a partir do iPhone 5s: o Touch ID.

Publicidade

Shim Young-tack, co-CEO da empresa Firstface (em questão) e professor da Universidade do Estado de Nova York, relatou ao site The Investor que pretende abrir um processo contra a gigante de Cupertino e também contra a Samsung por ambas infringirem uma aplicação de patente nos seus dispositivos.

Patente da Apple referente ao Touch ID

Jung Jae-lark, outro co-CEO da Firstface, registrou ele próprio patentes em diversos países como Coreia do Sul, China, Estados Unidos e Japão, desde 2011, incluindo um recurso que possibilita a usuários desbloquearem seus smartphones imediatamente depois de autenticarem sua identidade pressionando seu dedo no sensor biométrico instalado no botão principal. Soa familiar, não?

Publicidade

“O recurso que desbloqueia a tela do dispositivo por meio de autenticação biométrica do usuário era algo sem precedentes antes da invenção de Jung”, relatou Young-tack. Ele afirma, ainda, que junto ao seu sócio tentaram chegar a um acordo com a Apple, mas que a empresa americana não quis conversa.

O portal Business Korea infere que a Firstface seja uma empresa especialmente responsável em adquirir patentes com o objetivo de processar aqueles que as infringem, uma espécie de “patent troll” — termo utilizado pejorativamente para descrever companhias que realizam esse tipo atividade.

A Firstface ainda tem registros de outras marcas relacionadas a biometria por reconhecimento facial, o que pode abrir possibilidades de outros processos virem por aí relacionados ao Face ID, implementado ano passado no iPhone X.

Publicidade

A Apple não se posicionou sobre o assunto, pelo menos não por enquanto. Quando (e se) isso acontecer, atualizaremos esta matéria com mais detalhes.

via Patently Apple, 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo alerta do macOS High Sierra informa usuários sobre a transição para 64 bits

Próx. Post

Novo levantamento mostra Apple entre as empresas de tecnologia em que os usuários mais confiam

Posts Relacionados