A saga da Apple com as baterias de iPhones e o seu respectivo programa de trocas continua — e assim deve permanecer, no mínimo, até o fim do ano.
Como já temos algumas semanas desde o último artigo sobre o assunto e vocês podem não lembrar de tudo, usem e abusem dessa linha do tempo resumida (sim, resumida) da polêmica:
- Seu iPhone antigo está lento? O problema pode estar na bateria…
11 de dezembro de 2017 - Apple se pronuncia sobre iPhones com baterias antigas que estão agora rodando mais lentos
20 de dezembro de 2017 - Não demorou: Apple é processada por deixar iPhones com baterias antigas mais lentos [atualizado 2x: mais dois!]
21 de dezembro de 2017 - Agora, sim: Apple pede desculpas pela polêmica dos iPhones mais lentos, reduzirá o preço de novas baterias e mais
28 de dezembro de 2017 - E a EXAME errou, mesmo: troca de baterias de iPhones no Brasil terá redução de preço até maior que nos Estados Unidos [atualizado]
29 de dezembro de 2017 - Apple trocará baterias de iPhones mesmo se ainda estiverem em uma boa condição
2 de janeiro de 2018 - Procon-SP notifica a Apple por reduzir a velocidade de iPhones com baterias antigas
3 de janeiro de 2018 - Preço menor para troca de baterias é mesmo só para iPhones 6 ou mais recentes, e uma única vez [atualizado: iPhone 5c]
8 de janeiro de 2018 - Estoque de baterias do iPhone 6 Plus está esgotado em diversos países; previsão de normalização é para março/abril
11 de janeiro de 2018 - Entenda como o funciona o recurso “Saúde da Bateria” do iOS 11.3 e como você poderá deixar o seu iPhone mais rápido
6 de fevereiro de 2018 - Apple cogita reembolsar clientes que trocaram baterias de iPhones antes de 2018; programa de troca poderá ser estendido por mais tempo
7 de fevereiro de 2018 - Veja a diferença de performance de um iPhone 6s após sua bateria ser trocada
6 de março de 2018
Ufa! Tudo devidamente recapitulado, vamos às novidades: aparentemente, a Apple está tendo problemas para suprir a demanda de consumidores ávidos por baterias novinhas em folha para os seus iPhones a preços especiais. Como deu pra ver acima, a Maçã já enfrentou uma bela escassez de estoque com os componentes, e agora está com outro tipo de abacaxi nas mãos: o da falta de pessoal.
Ainda que cada loja da Apple no mundo contrate dezenas ou mesmo centenas de funcionários (aliás, eu sempre me impressiono com a quantidade de gente com as características camisetas azuis nas fotos de divulgação), a Maçã está se vendo obrigada a fazer contratações temporárias de pessoal — os funcionários “extras” têm como única e exclusiva função atender clientes em busca da troca de bateria, como informou o 9to5Mac.
Esses empregados temporários recebem todo o treinamento dado aos funcionários “comuns”, mas aparentemente estão somente autorizados a lidar com as questões relacionadas à bateria dos iPhones; quaisquer outros requerimentos devem ser assumidos pelos atendentes “oficiais”. Além disso, a empresa também está deslocando vários empregados da área do AppleCare — que tipicamente trabalham de forma remota — para as lojas como forma complementar de suprir a demanda.
Não temos informações se a prática está sendo aplicada também nas lojas brasileiras, mas, considerando a dificuldade hercúlea que é conseguir um horário na Apple Morumbi (em São Paulo) ou na Apple VillageMall (no Rio de Janeiro) — seja nesse período de problema de bateria ou não —, eu diria que a Apple já teria tomado uma atitude em relação ao problema… se quisesse.