O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

HomeKit

Apple está perdendo terreno para a Amazon no mercado de construção de casas inteligentes

Não bastasse a situação supostamente preocupante do HomePod, a Apple está, aparentemente, enfrentando certos problemas em outro segmento relacionado do mercado: o de casas inteligentes.

Publicidade

Segundo reportagem do The Information1, a Maçã — representada pelos produtos baseados no protocolo HomeKit — era, até dois anos atrás, a opção favorita das empresas especializadas na construção de casas inteligentes (sim, aparentemente esse é um mercado em crescimento nos Estados Unidos), mas tem sido deixada de lado em prol — adivinhem — da Amazon, com suas soluções mais “universais” e acessíveis, no geral.

Um dos exemplos trazidos pela matéria é a da Lennar, uma das maiores construtoras de casas inteligentes do país. Até 2016, a Apple mantinha uma parceria de sucesso com a imobiliária, que equipava suas casas com produtos equipados com o protocolo HomeKit; nos últimos dois anos, entretanto, a empresa resolveu priorizar a Amazon e empregar produtos conectados à onipresente Alexa. Outras construtoras, como a Meritage Homes e a Shea Homes, seguiram caminhos parecidos, considerando uma parceria com a Apple mas optando, no fim das contas, pela gigante de Jeff Bezos.

Um dos principais motivos para a preferência é o serviço de assistência oferecido pela Amazon, com os chamados Amazon Experts — trata-se de uma equipe de profissionais da empresa que presta consultoria aos construtores e, posteriormente, aos donos das casas, mostrando opções de produtos equipados com a Alexa, acompanhando os estágios finais das obras, sugerindo soluções e garantindo que tudo esteja funcionando às mil maravilhas. A Apple não dispõe de um serviço semelhante.

Publicidade

Além disso, construtores não veem mais com bons olhos o ecossistema fechadíssimo e impenetrável da Apple, preferindo adotar soluções mais flexíveis como a da Amazon. Como afirmou o vice-presidente da Meritage Homes, CR Herro:

A Apple é uma fonte fechada no que se trata do que conversa com o sistema deles, então nós nos afastamos disso. Eu não quero me restringir ao que eu acho que o futuro pode ser, porque eu não tenho ideia do que o futuro será.

É bom notar que algumas empresas do ramo ainda não abraçaram completamente a Amazon por questões de privacidade: a Kasita, por exemplo, argumentou que oferecer todos os aspectos de uma residência a uma empresa que lucra com basicamente tudo o que você compra online não é o melhor dos negócios. Ainda assim, essas empresas não estão preferindo a Apple — a Kasita, mantendo o mesmo exemplo, pretende criar um ecossistema próprio de controle doméstico em vez de depender de outras empresas.

Certamente, é um desafio para a Apple. Será que é o caso de abrir mais esse sistema para uma maior adesão de fabricantes ou o modelo fechado atual é o mais seguro e atraente para os consumidores? Isso, só o tempo dirá.

via iPhone Hacks

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Tony Fadell em entrevista para a Bloomberg

Cocriador do iPod, Tony Fadell acredita que a Apple deve agir na contenção do vício em smartphones

Próximo Artigo
App Accelerator na Índia

Comunidade de desenvolvedores para iOS na Índia fala sobre os desafios da Aceleradora de Apps da Apple

Posts Relacionados