Desde o começo de março, temos falado bastante aqui no site sobre a caixinha GrayKey, que já está sendo usada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos e por vários estados americanos para desbloquear iPhones sem muito esforço.
Num novo artigo de hoje mais cedo, apuramos que, quanto mais complexa for a senha que protege o acesso ao iPhone, mais impenetrável ele se torna. Por exemplo: se você usa uma senha numérica convencional de 4 dígitos, seu iPhone pode ser invadido por uma ferramenta como a GrayKey em apenas 6,5 minutos. Se usar um código de 8 dígitos, essa previsão já pula para 46 dias.
A boa dica é que você pode tornar o seu iPhone virtualmente impenetrável colocando nele uma senha alfanumérica forte, que você só terá que digitar raramente quando o Touch ID ou o Face ID falharem.
Siga o passo-a-passo
- Abra o app Ajustes.
- Vá até a área “Touch/Face ID e Código”.
- Digite o seu código atual (fraco).
- Role um pouco a tela e toque em “Alterar Código”.
- Digite novamente o seu código atual.
- Antes de digitar um novo código, toque em “Opções de Código” logo abaixo.
- Selecione a opção “Código Alfanumérico Personalizado”.
- Agora, pense numa senha forte (de preferência, mesclando números com letras maiúsculas e minúsculas) e que você consiga, obviamente, memorizar.
- Digite-a duas vezes e pronto, corra pro abraço!
Aproveitando que você está na área “Touch/Face ID e Código”, recomendamos também que defina a opção “Exigir Código” como “Imediatamente” e, lá no fim, ative o recurso “Apagar Dados” para uma camada extra de proteção.
E é isso. Durma tranquilo. 🙂