No iOS 11, a Apple resolveu repaginar a App Store. E se você já passou por lá — imagino que sim —, viu que a aba “Hoje” traz um destaque para os aplicativos muito mais interessante do que os antigos.
Pois, de acordo com uma pesquisa da Sensor Tower, a Maçã acertou na mosca com esse novo formato! Segundo a firma, aplicativos destacados na nova App Store viram os seus downloads aumentarem em até 800%.
A Sensor Tower explicou a metodologia: eles analisaram dados de setembro de 2017 até agora; durante esse período, a média de downloads de jogos destacados no “Jogo do Dia” aumentou 802% na semana seguinte se comparada com a semana anterior; aplicativos destacados como “App do Dia” viram seus números de downloads crescerem, na média, 685%; já apps que tiveram suas histórias contadas na aba “Hoje” ou foram incluídos em algum tipo de lista tiveram um crescimento de download médio de cerca de 200%.
As abas “Jogos” e “Apps” também viram seus números de downloads crescerem — porém não de forma tão intensa. Os principais destaques que ficam lá em cima nessas abas tiveram aumentos de 236% (jogos) e 111% (apps), semana a semana.
A firma também analisou os desenvolvedores por trás dos apps para entender o tipo e o tamanho das empresas (ou desenvolvedores autônomos) que estão sendo destacados no iOS 11. Os mais destacados são criadores de jogos (nenhuma novidade, já que 67% de todos os downloads da App Store de 2017 foram jogos). E, como você deve imaginar, as gigantes dominaram esse ranking:
E como são gigantes: 13 das 15 principais empresas tiveram pelo menos 1 milhão de downloads de apps/jogos nos EUA durante o período de seis meses após o lançamento da nova App Store do iOS 11.
Mas os pequenos também têm vez: 29% dos desenvolvedores destacados tiveram menos de 10.000 downloads durante o período da pesquisa. É claro que os grandes têm maior probabilidade de receberem mais destaques, mas fica claro que os pequenos também podem ser beneficiados.
No geral, a impressão é que a Apple acertou, sim, a mão com a App Store no iOS 11.
via TechCrunch