Criado por um ex-funcionário da NSA, app Do Not Disturb avisa se alguém tiver acesso físico ao seu Mac

Nesse mundo de ataques virtuais cada vez mais furtivos, é fácil esquecer que a forma mais fácil de alguém invadir seu computador é estando fisicamente com ele por um minuto que seja — especialmente se estamos falando de Macs, cujo firewall é quase impenetrável mas não têm muitas táticas para resistir a um ataque presencial porque, bom, a segurança baseada em mágica ainda não foi inventada.

Publicidade

Pensando nisso, o ex-funcionário da NSA Patrick Wardle criou o aplicativo Do Not Disturb, que avisa usuários do Mac de possíveis ataques físicos ou tentativas de violação presencial do computador.

A inspiração para a criação do utilitário veio após um encontro, digamos, suspeito que Wardle marcou no Tinder enquanto estava em Moscou (Rússia). O especialista em segurança acredita que foi atraído para longe do seu quarto de hotel enquanto outro agente invadia o cômodo para implantar algum agente malicioso no seu Mac — esse tipo de ataque, aliás, é popularmente conhecido como “evil maid” (camareira malvada), justamente por ser muito facilmente executado por camareiras de hotel.

Com o DND, esse tipo de ataque fica mais fácil de ser detectado. Caso o utilitário identifique algum tipo de tentativa de violação, notificará o usuário imediatamente na próxima vez que ele usar o Mac; mais útil ainda é o aplicativo para iOS, que avisa ao usuário em tempo real de qualquer abertura de tampa do computador — como a grande maioria dos ataques requer uma máquina ligada e ativa, o aviso é útil para impedir possíveis invasões antes que elas aconteçam. O app permite que o usuário tire uma foto do invasor pela webcam do Mac, desligue a máquina imediatamente ou comece a gravar a atividade da tela, tudo remotamente.

Publicidade

Confira um vídeo de demonstração:

O Do Not Disturb para Mac pode ser baixado gratuitamente, enquanto o adicional para iOS funciona por meio de assinaturas; o acesso custa US$1/mês ou US$10/ano, com um período de testes de uma semana. Legal, não?

Publicidade

Desculpe, app não encontrado.

via WIRED

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…