Não tem jeito: produtos quebram e apresentam falhas, por mais que o controle de qualidade das empresas (ou da maioria delas, ao menos) esteja cada vez mais rigoroso. Quando essas falhas acometem um número anormalmente grande de dispositivos, o que há de se esperar é que a fabricante reconheça o problema e ofereça soluções satisfatórias aos consumidores, certo? Felizmente, é o que a Apple geralmente faz… e está fazendo hoje.
Como informou o MacRumors, a Maçã reconheceu a existência de uma falha que está afetando um número não especificado de iPhones 7 e 7 Plus rodando o iOS 11.3 ou superior. O problema afeta o microfone do dispositivo e faz com que usuários tenham problemas em serem ouvidos durante chamadas telefônicas ou via FaceTime; além disso, dispositivos afetados ficam com o botão de viva-voz acinzentado e inativo durante as chamadas.
Ainda não há informações sobre o que está causando o problema, nem uma razão para o motivo de uma atualização de software estar causando um problema que é de hardware (aparentemente, pois vários aparelhos estão sendo efetivamente substituídos, uma vez detectado o problema).
Em um documento interno distribuído às lojas oficiais e Centros de Serviço Autorizados Apple, a empresa orienta técnicos a pedir que os consumidores primeiramente desliguem o Bluetooth do aparelho para verificar se o problema persiste. Caso positivo, devem ser rodados diagnósticos de áudio no iPhone para a detecção da falha; uma vez descoberta, o dispositivo é encaminhado para reparo ou troca.
A Apple orienta ainda que os técnicos podem solicitar uma exceção para aparelhos cujo prazo de garantia já tenha expirado e, embora não explicite que o reparo/a troca seja feita sem custo, é de se acreditar que esse seja o caso. Então, se o seu iPhone estiver apresentando o problema, agende logo uma visita a um loja ou a um CSAA mais próximo — e depois, claro, venha contar pra gente a sua experiência por lá.