Não tem nem uma semana desde que o Facebook anunciou uma série de novidades para todos os seus produtos na conferência F8, mas isso não significa que Mark Zuckerberg e sua turma tenham parado para descansar. Hoje, mais duas novidades foram anunciadas por domínios da gigante — o Instagram e a própria rede social do Facebook.
Músicas nas Stories
Na semana passada, o Instagram anunciou a integração das popularíssimas Stories com serviços de terceiros, entre os quais o Spotify — e, poucos dias depois, já estamos vendo uma infinidade de usuários compartilhando suas músicas favoritas de forma mais inteligente.
Agora, o elemento musical das histórias da plataforma está para se aprofundar ainda mais: segundo um leitor do TechCrunch que andou vasculhando o código da prévia de uma versão do app, o Instagram introduzirá um novo recurso (previamente) chamado de Music Stickers (Adesivos Musicais), que permitirá aos usuários adicionar músicas diretamente nas suas Stories.
Fruto de uma série de parcerias do Facebook com algumas das maiores gravadoras do mundo, o recurso aparecerá ao lado dos atuais adesivos de localização, temperatura e afins; você simplesmente seleciona a faixa desejada nos tipos de música listados (haverá uma série de estilos disponíveis, bem como as músicas mais populares do momento) e posiciona o elemento na sua criação. Seus espectadores, então, poderão simplesmente tocar no adesivo para ouvir a música em questão.
O recurso ainda não tem data para estrear, mas podemos esperá-lo possivelmente para os próximos meses.
Bitmoji do Facebook
Esse é mais um recurso revelado pelo TechCrunch após uma análise do código do app do Facebook para Android. Para a surpresa geral da nação, o gigante azul está desenvolvendo a sua própria versão de mais um recurso comumente identificado com o Snapchat: o Bitmoji.
Se você tem mais de 25 anos, eu explico: o Bitmoji é um serviço que permite ao usuário criar uma espécie de avatar cartunesco baseado (ou não) nas suas próprias características; a ferramenta foi comprada pela Snap e incorporada ao Snapchat, que usou sua funcionalidade para aprimorar seus adesivos e as possibilidades do chat.
Agora, o Facebook está trabalhando em algo parecido. Aparentemente, os avatares serão profundamente integrados ao ambiente da rede, podendo ser utilizados em posts, comentários e no Facebook Messenger. “Uma nova maneira de se expressar” é como a empresa define a nova criação, que já foi confirmada ao TechCrunch após a sua descoberta.
Assim como os adesivos musicais, o “Bitmoji do Facebook” ainda não tem data para estrear, mas podemos aguardá-los para os próximos meses.